Page 98 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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7. O sistema local de saúde deve contemplar ações de promoção
               da saúde, incluindo autocuidado, proteção e melhoria ambiental,
               prevenção de risco à saúde e cuidados básicos em nível local.


               Um projeto UNI não consiste no equivalente ao somatório dos
         três componentes e das suas relações bilaterais, como à primeira vista se
         poderia supor. Mais do que soma, trata-se de superação, o que implica em
         movimentos simultâneos de continuidade e de ruptura com características
         das estratégias preexistentes. Um quadro exemplificador desta proposição
         é o elaborado por Tancredi (1995c) a respeito das diferenças entre os
         projetos IDA e os projetos UNI.




         Quadro 4 – Quatorze diferenças entre projetos IDA e UNI
                                                                (Continua)
                        IDA                                               UNI
          1. Uni-departamental. Em geral medicina   1. Envolve todos os departamentos dos ciclos
          preventiva, pediatria, enfermagem   básico e clínico.
          comunitária ou odontologia social
          2. Envolve somente um curso ou faculdade.   2. Dois ou mais cursos/faculdades envolvidos
          Em geral, medicina ou enfermagem.  no mesmo conjunto de atividades.
          3. Favoreceram a dicotomia médico   3. Propõe a formação geral, holística do
          generalista  X médico especialista  e as   médico/do profissional de saúde, indepen-
          acusações de que os IDA pretendiam   dente da sua vocação futura.
          formar médicos sanitaristas com baixa
          qualidade técnica.
          4. Criaram novos cenários de ensino além   4.  Propõe novos cenários de ensino
          do hospital, sem necessariamente criar   e a adoção de novas metodologias de
          novas metodologias de ensino adequadas   ensino-aprendizagem e de  avaliação do
          aos novos cenários.             estudante.
          5. O planejamento e condução dos projetos   5. A paternidade e responsabilidade pela
          foram essencialmente uma iniciativa da   condução dos projetos é tripartite (Universi-
          Universidade.                   dade-Serviços-Comunidade).
          6. Adotaram uma concepção de ensino   6. Propõe um enfoque interdisciplinar e
          multidisciplinar.               multiprofissional.
          7. A exposição de estudantes aos novos   7. Propõe uma exposição curricular
          cenários deu-se de forma espasmódica   (obrigatória) ao longo de todo o curso de
          (estágios em  períodos  concentrados   forma continuada.
          ao longo do curso), tardia (estágios de
          internato) ou voluntária (atividades extra-
          curriculares).

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