Page 98 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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7. O sistema local de saúde deve contemplar ações de promoção
da saúde, incluindo autocuidado, proteção e melhoria ambiental,
prevenção de risco à saúde e cuidados básicos em nível local.
Um projeto UNI não consiste no equivalente ao somatório dos
três componentes e das suas relações bilaterais, como à primeira vista se
poderia supor. Mais do que soma, trata-se de superação, o que implica em
movimentos simultâneos de continuidade e de ruptura com características
das estratégias preexistentes. Um quadro exemplificador desta proposição
é o elaborado por Tancredi (1995c) a respeito das diferenças entre os
projetos IDA e os projetos UNI.
Quadro 4 – Quatorze diferenças entre projetos IDA e UNI
(Continua)
IDA UNI
1. Uni-departamental. Em geral medicina 1. Envolve todos os departamentos dos ciclos
preventiva, pediatria, enfermagem básico e clínico.
comunitária ou odontologia social
2. Envolve somente um curso ou faculdade. 2. Dois ou mais cursos/faculdades envolvidos
Em geral, medicina ou enfermagem. no mesmo conjunto de atividades.
3. Favoreceram a dicotomia médico 3. Propõe a formação geral, holística do
generalista X médico especialista e as médico/do profissional de saúde, indepen-
acusações de que os IDA pretendiam dente da sua vocação futura.
formar médicos sanitaristas com baixa
qualidade técnica.
4. Criaram novos cenários de ensino além 4. Propõe novos cenários de ensino
do hospital, sem necessariamente criar e a adoção de novas metodologias de
novas metodologias de ensino adequadas ensino-aprendizagem e de avaliação do
aos novos cenários. estudante.
5. O planejamento e condução dos projetos 5. A paternidade e responsabilidade pela
foram essencialmente uma iniciativa da condução dos projetos é tripartite (Universi-
Universidade. dade-Serviços-Comunidade).
6. Adotaram uma concepção de ensino 6. Propõe um enfoque interdisciplinar e
multidisciplinar. multiprofissional.
7. A exposição de estudantes aos novos 7. Propõe uma exposição curricular
cenários deu-se de forma espasmódica (obrigatória) ao longo de todo o curso de
(estágios em períodos concentrados forma continuada.
ao longo do curso), tardia (estágios de
internato) ou voluntária (atividades extra-
curriculares).
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