Page 96 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Em 1991, a Fundação Kellogg enviou carta-convite a 680 Faculdades
de Medicina, de Enfermagem, de Odontologia, às Escolas de Saúde Pública
e aos cursos de administração de saúde da América Latina, anunciando
publicamente a proposta e informando os critérios de seleção das
instituições que manifestassem interesse através do envio de uma carta
de intenção como resposta. Na mesma oportunidade, registrou-se que a
proposta estava em construção e que haveria apoio técnico e financeiro
para a elaboração futura dos projetos, cujos esboços, apresentados através
das cartas de intenção, fossem selecionados.
concepção teórico-Metodológica
A proposta UNI foi desenhada contemplando dois elementos
essenciais: os projetos locais UNI e o programa de apoio aos projetos.
O segundo elemento representa um novo enfoque no desenvolvimento
das iniciativas da Fundação Kellogg, significando, além de um suporte
para o sucesso dos projetos, uma oportunidade para o desenvolvimento
de novas responsabilidades e capacidades para o “staff” da Fundação.
Cada projeto UNI se constitui de três componentes: universidade,
serviços de saúde e comunidade. Na Figura 6, estão representados os
componentes e as estratégias de ação que resultam da articulação dentre
eles, dois a dois, existentes em experiências que antecedem a proposta
UNI.
Figura 6 – Componentes dos projetos UNI e estratégias de ação preexistentes
Fonte: Chaves & Kisil, 1994.
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