Page 97 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 97
Os critérios de seleção, referidos na carta-convite inicial da
Fundação Kellogg, constituem a primeira aproximação teórico-conceitual
e metodológica da proposta UNI. São eles:
1. Identificação de uma comunidade geograficamente delimitada,
na qual o projeto se desenvolverá em união com a mesma e com
o sistema local de saúde; participação efetiva da comunidade e de
seus representantes e líderes nas etapas de planejamento, execução
e avaliação do projeto
2. Caráter nitidamente acadêmico do projeto, incluindo atividades
de educação para os estudantes de graduação das profissões de
saúde, de assistência à saúde da comunidade e de pesquisa, com
base em suas necessidades.
3. Formação de profissionais da saúde ao nível de graduação, incluindo
colaboração de várias faculdades, escolas ou cursos, abrangendo,
no mínimo, Medicina e Enfermagem, sendo desejável a participação
de Odontologia, Saúde Pública, Serviço Social e de outras profissões
da área da saúde (Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Farmácia, etc.)
que tenham uma contribuição efetiva a dar para a solução dos
problemas de saúde da comunidade;
4. Participação de docentes das várias carreiras da saúde no trabalho
comunitário, dedicando a ele uma parte significativa de seu tempo
acadêmico;
5. Ênfase na preparação dos estudantes de graduação para a prática
geral de suas futuras profissões, com a experiência de aprendizagem
ao nível da comunidade e com duração compatível com a aquisição
das competências definidas para o produto final de cada carreira.
6. Desenvolvimento de um sistema local de saúde com, pelo menos,
dois níveis de assistência, que atenda às necessidades de saúde
prevalentes. Neste sistema, o programa de assistência primária à
saúde deve incluir trabalho em equipe e mecanismos de referência
e contrarreferência para um hospital geral comunitário. O sistema
deve ser produto de uma estreita colaboração entre a comunidade,
os serviços de saúde e as instituições de ensino das profissões de
saúde.
68 69