Page 91 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 91

sentido que se dão as possibilidades de resolver este velho
                 dilema da educação médica. É necessário continuar a formar
                 melhores especialistas e, ao mesmo tempo, é necessário resgatar
                 e fortalecer a formação geral na graduação, colocando-os
                 adequadamente nas equipes de saúde, promovendo igualmente
                 suas funções e reconhecimento sociais.
               A OPS e a FEPAFEM convocam, através do documento, as escolas
          de medicina a assumirem um novo contrato social, que legitime sua razão
          de ser perante a sociedade e a comprometerem-se a levar adiante, com
          a contribuição esperada dos debates da 2.ª Conferência de Edimburgo,
          um intenso processo que permita a construção de novas relações entre a
          universidade, os serviços de saúde e a sociedade.
               Contudo, durante a Conferência, o documento, apesar de ter sido a
          única contribuição das regionais da OMS e da WFME entregue previamente
          aos organizadores por escrito e em inglês, só foi apresentado no último
          dia. Tendo sido muito pouco discutido, sequer faz parte dos “Proceedings”
          da mesma (WORLD, 1994).
               Em seu “relatório de viagem”, o coordenador do Programa de
          Desenvolvimento de Recursos Humanos da OPS registrou que, na sua
          opinião, a marginalização da contribuição da OPS/FEPAFEM deveu-se a:
          “(...) la predominancia de miembros del “Commonwealth”, relegando a un
          plan inferior una representación del mundo subdesarrollado; la posición
          de defensa corporativa, representada por personalidades vinculadas a
          importantes experiencias educativas de los ultimos 25 años; el rechazo de
          grupos más conservadores que encontraban en la posición latinoamericana
          una tendencia contrahegemónica” (FERREIRA, 1993).
               Quanto às conclusões da Conferência, além de reafirmarem os
          princípios norteadores de uma preconizada “Reforma da Educação
          Médica”, contidos na “Declaração de Edimburgo”, de 1988, aprovaram
          várias recomendações visando superar os obstáculos, devido ao
          conservadorismo da profissão médica, da universidade, e as complexidades
          da mudança necessária. Com o intuito de contribuir para o avanço das
          mudanças aprovaram-se 22 recomendações agrupadas em cinco temas:
          Prática Médica e Política de Saúde; Resposta Educacional; Continuum
          da Educação Médica; Parcerias na Aprendizagem e Cenários para a
          Aprendizagem.



 62                                     63
   86   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96