Page 86 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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e que resultou na publicação deste livro. Comentários acerca deles serão
         efetuados na medida em que forem sendo analisadas, nos próximos
         capítulos,  cada uma das propostas. Contudo, dois eventos – a “Conferência
         Integrada Universidade Latino-Americana e a Saúde da População” e a “2.ª
         Conferência Mundial de Educação Médica” – serão abordados a seguir.
               A Conferência Integrada “Universidade Latino-Americana e a Saúde
         da População”, que contou com centenas de participantes provenientes
         de 23 países latino-americanos, teve forte caráter multiprofissional
         e  interdisciplinar,  representando  o  momento  de  sistematização  e
         aprofundamento dos estudos e análises produzidos na etapa preparatória.
               Nessa etapa, que se realizou entre 1988 e 1991, três reuniões
         sub-regionais preparatórias tiveram lugar. A primeira, coordenada pela
         ALADEFE, foi realizada no Equador, com o tema “Papel da universidade
         na elevação do nível de saúde da população” e três subtemas: educação e
         nível de saúde da população; orientação programática biológica e social na
         educação; incorporação de nova tecnologia e nível de saúde da população.
               A  segunda,  coordenada  pela  ALAFEM,  foi  realizada  em  São
         Domingo, com o tema “A universidade e a prática da saúde” e três
         subtemas: contexto e determinantes da relação universidade e práticas de
         saúde na América Latina; a universidade como formadora de profissionais;
         o papel do desenho curricular dentro das estratégias de mudança na
         universidade.
               A terceira reunião, coordenada pela OFEDO, foi desdobrada em
         dois momentos, acontecidos na Venezuela e no Equador, e teve como tema
         central “A contribuição da universidade à atenção primária e aos SILOS”.
               Do excelente material consolidado na publicação extraíram-se
         algumas contribuições mais próximas ao objeto de estudo da pesquisa
         realizada.
               Do Relatório Geral do Núcleo Básico I: “Los modelos pedagógicos
         requieren grandes modificaciones: avances hacia un trabajo articulado
         por ejes temáticos en lugar de unidades disciplinarias; contacto precoz
         del personal en formación con las condiciones de vida y trabajo de la
         población, asumiendo compromisos institucionales en la búsqueda de
         alternativas a los problemas de salud, y recorriendo los estudiantes a los
         diferentes niveles de atención” (UDUAL, 1991).
               Segundo Nájera (1991), não é a educação que conforma a sociedade,


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