Page 86 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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e que resultou na publicação deste livro. Comentários acerca deles serão
efetuados na medida em que forem sendo analisadas, nos próximos
capítulos, cada uma das propostas. Contudo, dois eventos – a “Conferência
Integrada Universidade Latino-Americana e a Saúde da População” e a “2.ª
Conferência Mundial de Educação Médica” – serão abordados a seguir.
A Conferência Integrada “Universidade Latino-Americana e a Saúde
da População”, que contou com centenas de participantes provenientes
de 23 países latino-americanos, teve forte caráter multiprofissional
e interdisciplinar, representando o momento de sistematização e
aprofundamento dos estudos e análises produzidos na etapa preparatória.
Nessa etapa, que se realizou entre 1988 e 1991, três reuniões
sub-regionais preparatórias tiveram lugar. A primeira, coordenada pela
ALADEFE, foi realizada no Equador, com o tema “Papel da universidade
na elevação do nível de saúde da população” e três subtemas: educação e
nível de saúde da população; orientação programática biológica e social na
educação; incorporação de nova tecnologia e nível de saúde da população.
A segunda, coordenada pela ALAFEM, foi realizada em São
Domingo, com o tema “A universidade e a prática da saúde” e três
subtemas: contexto e determinantes da relação universidade e práticas de
saúde na América Latina; a universidade como formadora de profissionais;
o papel do desenho curricular dentro das estratégias de mudança na
universidade.
A terceira reunião, coordenada pela OFEDO, foi desdobrada em
dois momentos, acontecidos na Venezuela e no Equador, e teve como tema
central “A contribuição da universidade à atenção primária e aos SILOS”.
Do excelente material consolidado na publicação extraíram-se
algumas contribuições mais próximas ao objeto de estudo da pesquisa
realizada.
Do Relatório Geral do Núcleo Básico I: “Los modelos pedagógicos
requieren grandes modificaciones: avances hacia un trabajo articulado
por ejes temáticos en lugar de unidades disciplinarias; contacto precoz
del personal en formación con las condiciones de vida y trabajo de la
población, asumiendo compromisos institucionales en la búsqueda de
alternativas a los problemas de salud, y recorriendo los estudiantes a los
diferentes niveles de atención” (UDUAL, 1991).
Segundo Nájera (1991), não é a educação que conforma a sociedade,
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