Page 88 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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frente a su trabajo conceptual, metodológico y operativo” (CONFERÊNCIA,
         1992).
               A Conferência foi, sem dúvida, um processo importante de (re)
         afirmação ideológica e aprofundamento teórico-conceitual das questões
         vigentes na América Latina no contexto do amplo temário tratado. Mas,
         decorridos seis anos da sua realização, não se tem conhecimento de
         avaliações acerca do significado desse evento latino-americano no contexto
         do setor saúde, particularmente da educação médica, nos países da região.
               Não há sinais de que os objetivos mencionados anteriormente,
         do projeto SALUDUAL, tenham sido plenamente alcançados. No caso
         particular da ALAFEM, sua fragilidade atual pode ser vista como sinal de
         que o “aumento da sua capacidade científico-técnica”, propiciado pelo
         processo de realização da Conferência Integrada, não foi suficiente para
         imprimir maior inserção e dinamismo da sua intervenção junto às escolas
         médicas. Mas sua maior visibilidade política, ainda que transitória, foi
         suficiente para estabelecer, no decorrer dos anos seguintes, uma ação
         colaborativa com a FEPAFEM. A aproximação  entre ALAFEM e FEPAFEM
         ocorreu no contexto da realização da 2.ª Conferência Mundial de Educação
         Médica.
               Esta, conhecida no panorama internacional como tendo sido o
         “II World Summit on Medical Education”, se realizou em Edimburgo
         (Escócia) em 1993. Dos 240 participantes, provenientes de 80 países, 42
         (17%) pertenciam à região das Américas, constituindo-se, dentre as seis
         regiões da OMS e da WFME, na delegação mais numerosa. Dentre os 42
         haviam 21 latino-americanos, na maioria diretores de escolas médicas,
         convidados e financiados pela OPS/FEPAFEM e pela Fundação Kellogg.
               A Conferência, organizada e coordenada pela WFME, contou
         com o apoio da OMS/OPS, da UNICEF, da UNESCO, do Programa de
         Desenvolvimento das Nações Unidas, do Banco Mundial, da Fundação
         Kellogg, da Fundação Robert Wood Johnson e de várias outras organizações
         do Reino Unido. O seu tema central “A mudança na profissão médica:
         implicações para a educação médica” foi resultado de sugestão feita pela
         OPS e aceita pela WFME.
               A OPS, visando estimular a participação latino-americana no evento,
         encomendou alguns documentos básicos a educadores médicos, cientistas
         sociais e economistas, posteriormente publicados em uma edição especial


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