Page 85 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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teórico e no campo prático, tanto em âmbito nacional como internacional.
E prepararam o terreno para o desenvolvimento, nos anos 1990, de novas
propostas de mudança da educação médica latino-americana.
anOs 1990: acOntecimentOs relevantes e O surgimentO de
nOvas PrOPOstas de mudança
Os acontecimentos relevantes na educação médica latino-americana
são: em 1991 a coordenação do Programa para a América Latina e o Caribe,
da Fundação Kellogg, comunicou e convidou as instituições universitárias
da área da saúde detentoras, no mínimo, de cursos de graduação de
medicina e de enfermagem, a participar de Uma Nova Iniciativa na
Educação dos Profissionais de Saúde: União com a Comunidade, referida
mais comumente pela sigla UNI. Nesse mesmo ano, realizou-se em Havana
a etapa final da Conferência Integrada Universidade Latino-Americana y
Salud de la Población.
Em 1992, a OPS difundiu, através das Associações Nacionais de
Educação Médica e da FEPAFEM, um documento de referência com o
título “As Mudanças na Profissão Médica e sua Influência sobre a Educação
Médica”, especialmente elaborado para as discussões preparatórias da 2ª
Conferência Mundial de Educação Médica.
Em 1993, realizou-se a 2.ª Conferência Mundial de Educação Médica,
em Edimburgo e a 8.ª Reunião Bianual da Network of Community-oriented
Educational Institutions for Health Sciences, em Sherbrook (Canadá). E, em
Cartagena (Colômbia), realizou-se a Conferência Andina sobre Educação
Médica, promovida pela ASCOFAME e pela OPS. Esta, a exemplo de
reuniões ocorridas no Brasil, México, Cuba, Peru, se inseriu no processo
de aprofundamento das discussões preparatórias do Encontro Continental
de Educação Médica, promoção conjunta da FEPAFEM e da ALAFEM,
realizado em Punta del Este, em 1994.
Em 1996 a OPS decidiu interromper a publicação da Revista
Educación Médica y Salud (1966-96) e foi criado o “Steering Committe
on Medical Education in the Americas Region”.
Alguns dos acontecimentos mencionados fazem parte ou se
relacionam estreitamente com uma ou mais das quatro propostas de
mudança que constituem o objeto-sujeito de estudo da pesquisa realizada
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