Page 80 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Durante o mesmo período de aplicação da Análise Prospectiva,
existiu no continente uma sucessão de debates em torno da
convocação da 1ª Conferência Mundial de Educação Médica, realizada
em 1988, em Edimburgo. A Conferência convocada em 1985 pela
Federação Mundial de Educação Médica considerava que sem o apoio
ativo dos médicos é inconcebível realizar-se as mudanças nos sistemas
de saúde preconizados pela estratégia da APS e que o problema central
das instituições formadoras e dos educadores médicos é como preparar
os médicos para o papel que desempenharão em sistemas de saúde em
transformação (CONFERÊNCIA, 1986).
O problema acima apresentado foi desdobrado pela Comissão de
Planejamento da Conferência, em seis temas: 1) Prioridades educacionais
para escolas médicas; 2) Estratégias educacionais para escolas médicas;
3) Integração da escola médica com o sistema de atenção à saúde; 4)
Recursos para a educação médica: físicos, financeiros e humanos; 5)
Ingresso no curso médico e necessidades dos países; 6) Relações entre
ensino de graduação, de pós-graduação e educação continuada.
A FEPAFEM, para encaminhar as discussões preparatórias à
Conferência de 1988, decidiu criar um projeto, denominado “Educação
Médica nas Américas” (EMA). A participação de dezoito dos países
americanos foi decidida na XI Conferência Pan-Americana de Educação
Médica, realizada no México, em 1986, por proposição da ABEM, que já
havia discutido os tópicos do programa da Conferência por ocasião do
seu XXIV Congresso.
Nas palavras de Chaves & Rosa (1990) “(...) o EMA representou
um verdadeiro corte transversal na educação médica ao final da década
de 80, traduzindo talvez o mais amplo consenso de que se dispõe hoje,
nas Américas, para um amplo esforço de melhoria da qualidade dessa
educação (...)”.
A Conferência finalizou com a aprovação de um documento, a
Declaração de Edimburgo que, segundo os coordenadores do EMA,
incorporou as contribuições da América Latina por não existirem
divergências ou diferenças significativas entre seus conteúdos.
Após a Conferência de Edimburgo, o Projeto EMA promoveu, em
uma segunda etapa dos seus trabalhos, envolvendo dezessete países
latino-americanos, a análise e a formulação de planos de ação. Na ocasião,
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