Page 79 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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apenas certos setores da escola médica, geralmente os departamentos
         de preventiva; o fato de ser excessivamente acadêmica;  o de apresentar
         desenvolvimento insuficiente de novos modelos de práticas; a dependência
         de recursos externos; a ausência ou precariedade de processos de auto-
         avaliação.
               Pouco antes do trabalho de campo do estudo de avaliação da IDA,
         a OPS desenvolveu a concepção e os instrumentos de outra proposta
         de mudança na educação médica e dos demais profissionais de saúde,
         denominada Análise Prospectiva (FERREIRA, 1986).
               Essa  proposta  considera  que  a  visão  predominante  quanto  à
         qualidade da educação médica está vinculada ao grau de competência
         dos profissionais no desempenho de suas atividades junto ao mercado
         de trabalho existente. E que esta visão, por estar referida a uma situação
         momentânea, é limitada e limitante, não levando em conta as mudanças
         que, de forma permanente, realizam-se em todas as esferas da realidade. A
         proposta pretende a superação dessas limitações em benefício de uma nova
         visão, referida a um marco conceitual que considere, prospectivamente, o
         contexto socioeconômico e político, o desenvolvimento técnico-científico,
         a situação de saúde, os padrões profissionais, a estrutura e as normas de
         funcionamento dos serviços de saúde.
               Entendida não como mero instrumento de avaliação ou gerador
         de estudos comparativos, mas como instrumento de indução da reflexão
         e autocrítica em cada escola, a partir do que esta poderia formular suas
         próprias estratégias de transformação, a proposta foi aplicada isoladamente
         por escolas de enfermagem, de odontologia, de saúde pública e,  em uma
         ação conjunta da OPS com a recém-criada ALAFEM, em 60 escolas de
         medicina de 12 países latino-americanos. O marco geral de referência, as
         categorias, atributos, indicadores e o desenvolvimento do estudo estão
         registrados em uma edição especial da Revista Educación Médica y Salud
         (FERREIRA et al., 1988).
               Os resultados mais importantes do estudo podem ser sintetizados
         da seguinte forma: a) incipiente planejamento conjunto entre escolas e
         serviços de saúde sobre a realidade de saúde da sua área de influência;
         b) escassa experiência de pesquisa sobre as necessidades prioritárias
         de saúde; c) desarticulação dos conteúdos programáticos; d) influência
         contraditória dos modelos de prática médica na educação; e) financiamento
         limitado e orçamentos insuficientes.


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