Page 118 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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esclarecimento sobre a importância e potencialidade da proposta UNI
em relação ao desenvolvimento e à participação comunitária. Em várias
situações, só a partir desse evento as comunidades se sentiram esclarecidas
e fortalecidas para reivindicar os seus direitos de parceiras nos projetos.
Observam-se processos de incorporação da temática de saúde
nas agendas e pautas políticas de ação das organizações; transferência
de ênfase da criação de grupos voluntários (hipertensos, diabéticos,
adolescentes) para a conformação de conselhos/comitês/grupos de gestão
nas unidades de saúde; pequena presença de ONGs locais com atuação
nas áreas dos projetos, predominando as entidades de natureza associativa
por vizinhança; fortalecimento das capacidades de identificar problemas,
formular propostas e buscar apoio para soluções.
Nos locais em que a comunidade trabalha articuladamente
com outros tipos de organizações, como as ONGs, ou em que se
atingiu maior organicidade entre movimentos e organizações da área
através, por exemplo, de Conselhos Comunitários Regionais, existe um
trabalho intersetorial mais desenvolvido e as relações de parceria com
a universidade e com os serviços se mostram mais estáveis e profícuas.
Os estudantes, em muitos casos, constituem o elo forte de ligação entre
universidade e comunidade. Verificam-se contribuições importantes da
comunidade no terreno da ética das relações dos profissionais de saúde
com os pacientes/comunidade e na redefinição dos papéis de cada um
desses atores na produção da saúde.
A participação crescente dos membros das comunidades em
atividades de extensão de cobertura, de promoção da saúde e, em alguns
casos, de vigilância epidemiológica, são relevantes para a melhoria das
situações de saúde das respectivas populações. Em um número menor
de situações, verificam-se também formas mais evoluídas de participação,
quando se põem em jogo as capacidades de exercício de direitos
da cidadania. Ou seja, quando se constata a intervenção dos atores
comunitários nas decisões e na avaliação da qualidade dos serviços, bem
como nas discussões sobre temáticas relativas ao desenvolvimento dos
modelos acadêmicos.
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