Page 125 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Em relação ao trabalho em rede, há processos e resultados
         relevantes, para os quais tem sido decisiva a ação do programa de apoio
         e o papel protagônico de alguns projetos. Nos países, há duas redes em
         funcionamento: a colombiana e a brasileira. No caso desta última, houve
         um importante processo, iniciado em 1993, de aproximação dos projetos
         UNI com a já existente Rede IDA (MARSIGLIA, 1995). Esse processo
         culminou em 1997, com a refundação da Rede, que passou a se denominar
         UNIDA. Através dela, eventos nacionais vêm sendo realizados, orientados
         à formulação de estratégias para ampliar audiências, estabelecer alianças e
         influir nas esferas de definição das políticas públicas de saúde e educação
         (RANGEL & VILASBÔAS, 1996; TEIXEIRA & PAIM, 1996; FEUERWERKER
          & MARSIGLIA, 1996;  BELACIANO, 1996;  ALMEIDA, 1996). Também
          neste processo, os projetos UNI brasileiros estabeleceram vínculos com a
          CINAEM, apoiando e participando da realização dos estudos de avaliação
          das escolas médicas (AMARAL, 1996).
               Na esfera sub-regional, verifica-se a organização da Rede Bolivariana
          de projetos UNI, com ações iniciadas em 1996 e ainda sem maiores
          resultados, além da criação de espaços de intercâmbio das experiências
          desenvolvidas por seus membros.
               Na esfera internacional, a aproximação da proposta UNI com
          a Network of Community-oriented Educational Institutions for Health
          Sciences (NETWORK) foi iniciada pelo programa de apoio em 1993
          (PERRONE, 1993) e resultou num processo de adesão de vários projetos
          àquela Rede. A partir de 1996, houve a criação do capítulo latino-americano
          da NETWORK, coordenado pelo diretor do Projeto UNI de Temuco
          (Chile) e a  ampliação do número de projetos/instituições universitárias
          que participam dessa Rede. Atualmente, essa coordenação é responsável
          pela publicação do boletim Uniletter, iniciada e mantida entre 1995 e
          96 pela coordenação do programa, que continua apoiando, agora só
          financeiramente, a referida publicação.
               Outro resultado relevante do desenvolvimento da comunicação e
          do trabalho em rede foi a designação, pela OMS, em 1994, do Centro de
          Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, e em 1996, da
          Faculdade de Medicina da Universidade de la Frontera (Temuco), como
          Centros Colaboradores em Educação e Prática Médica.
               Por outro lado, os estudantes e atores comunitários participantes
          da proposta têm feito esforços no sentido de construir redes específicas.


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