Page 125 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Em relação ao trabalho em rede, há processos e resultados
relevantes, para os quais tem sido decisiva a ação do programa de apoio
e o papel protagônico de alguns projetos. Nos países, há duas redes em
funcionamento: a colombiana e a brasileira. No caso desta última, houve
um importante processo, iniciado em 1993, de aproximação dos projetos
UNI com a já existente Rede IDA (MARSIGLIA, 1995). Esse processo
culminou em 1997, com a refundação da Rede, que passou a se denominar
UNIDA. Através dela, eventos nacionais vêm sendo realizados, orientados
à formulação de estratégias para ampliar audiências, estabelecer alianças e
influir nas esferas de definição das políticas públicas de saúde e educação
(RANGEL & VILASBÔAS, 1996; TEIXEIRA & PAIM, 1996; FEUERWERKER
& MARSIGLIA, 1996; BELACIANO, 1996; ALMEIDA, 1996). Também
neste processo, os projetos UNI brasileiros estabeleceram vínculos com a
CINAEM, apoiando e participando da realização dos estudos de avaliação
das escolas médicas (AMARAL, 1996).
Na esfera sub-regional, verifica-se a organização da Rede Bolivariana
de projetos UNI, com ações iniciadas em 1996 e ainda sem maiores
resultados, além da criação de espaços de intercâmbio das experiências
desenvolvidas por seus membros.
Na esfera internacional, a aproximação da proposta UNI com
a Network of Community-oriented Educational Institutions for Health
Sciences (NETWORK) foi iniciada pelo programa de apoio em 1993
(PERRONE, 1993) e resultou num processo de adesão de vários projetos
àquela Rede. A partir de 1996, houve a criação do capítulo latino-americano
da NETWORK, coordenado pelo diretor do Projeto UNI de Temuco
(Chile) e a ampliação do número de projetos/instituições universitárias
que participam dessa Rede. Atualmente, essa coordenação é responsável
pela publicação do boletim Uniletter, iniciada e mantida entre 1995 e
96 pela coordenação do programa, que continua apoiando, agora só
financeiramente, a referida publicação.
Outro resultado relevante do desenvolvimento da comunicação e
do trabalho em rede foi a designação, pela OMS, em 1994, do Centro de
Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, e em 1996, da
Faculdade de Medicina da Universidade de la Frontera (Temuco), como
Centros Colaboradores em Educação e Prática Médica.
Por outro lado, os estudantes e atores comunitários participantes
da proposta têm feito esforços no sentido de construir redes específicas.
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