Page 128 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Desenvolvimento do planejamento
Os processos de planejamento enfrentam dificuldades consideráveis.
Embora a maioria tenha por prática a elaboração de planos operativos
anuais, estes são, pela sua própria natureza, essencialmente operacionais,
embasados primordialmente em enfoques normativos.
Durante a fase de elaboração dos projetos (1991/92), foram
utilizados conhecimentos provenientes do planejamento estratégico
em saúde. Mas estes estavam misturados a conteúdos do planejamento
normativo e da gerência estratégica a qual, como se sabe, é um campo de
conhecimento da área de administração que, apesar do termo estratégico,
pouco tem a ver com enfoque do planejamento estratégico em saúde.
O condicionante mais sério e comprometedor, relacionado aos
processos de planejamento na implementação dos projetos, parece
residir na reconhecida falta de tradição em ações de planejamento por
parte das escolas universitárias da área de saúde. Nas universidades, os
espaços de planejamento, predominantemente de enfoque tradicional, se
circunscrevem às assessorias de planejamento das Reitorias. Nas unidades
intermediárias, como é o caso das Faculdades, não existem estruturas e
capacidades planificadoras. A única exceção situa-se nos departamentos
de saúde pública/saúde coletiva/medicina social que, mesmo assim, não
dispõem de experiência acumulada no planejamento de ações sobre
problemáticas educacionais. Geralmente concentram suas ações no
planejamento de ações sobre problemáticas de saúde.
No decorrer das suas atividades, vários projetos tomaram iniciativas
(cursos, seminários, oficinas de trabalho) visando à capacitação de seus
membros em planejamento estratégico e gerência de projetos. Não
são ainda conhecimentos e práticas consolidadas e disseminadas nos
componentes dos projetos, mas são ingredientes que passam a fazer parte
do cotidiano de muitas instâncias e atores.
análise da proposta
Do ponto de vista teórico-conceitual e metodológico, a proposta
se apresenta bem formulada e é consistente, pois possui um alto grau
de coerência interna, em virtude da articulação existente entre suas
dimensões e entre seus principais conceitos. Mas, entre os próprios
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