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Desenvolvimento do planejamento

               Os processos de planejamento enfrentam dificuldades consideráveis.
         Embora a maioria tenha por prática a elaboração de planos operativos
         anuais, estes são, pela sua própria natureza, essencialmente operacionais,
         embasados primordialmente em enfoques normativos.
               Durante a fase de elaboração dos projetos (1991/92), foram
         utilizados  conhecimentos provenientes  do  planejamento  estratégico
         em saúde. Mas estes estavam misturados a conteúdos do planejamento
         normativo e da gerência estratégica a qual, como se sabe, é um campo de
         conhecimento da área de administração que, apesar do termo estratégico,
         pouco tem a ver com enfoque do planejamento estratégico em saúde.
               O condicionante mais sério e comprometedor, relacionado aos
         processos de  planejamento na implementação dos  projetos,  parece
         residir na reconhecida falta de tradição em ações de planejamento por
         parte das escolas universitárias da área de saúde. Nas universidades, os
         espaços de planejamento, predominantemente de enfoque tradicional, se
         circunscrevem às assessorias de planejamento das Reitorias. Nas unidades
         intermediárias, como é o caso das Faculdades, não existem estruturas e
         capacidades planificadoras. A única exceção situa-se nos departamentos
         de saúde pública/saúde coletiva/medicina social que, mesmo assim, não
         dispõem  de experiência acumulada no planejamento de ações sobre
         problemáticas  educacionais.  Geralmente  concentram  suas  ações  no
         planejamento de ações sobre problemáticas de saúde.
               No decorrer das suas atividades, vários projetos tomaram iniciativas
         (cursos, seminários, oficinas de trabalho) visando à capacitação de seus
         membros em planejamento estratégico e gerência de projetos. Não
         são ainda conhecimentos e práticas consolidadas e disseminadas nos
         componentes dos projetos, mas são ingredientes que passam a fazer parte
         do cotidiano de muitas instâncias e atores.

               análise da proposta

               Do ponto de vista teórico-conceitual e metodológico, a proposta
         se apresenta bem formulada e é consistente, pois possui um alto grau
         de  coerência  interna,  em  virtude  da  articulação  existente  entre  suas
         dimensões e entre seus principais conceitos. Mas, entre os próprios



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