Page 129 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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autores da proposta, reconhece-se que há insuficiências, as quais se
busca superar através das contribuições provenientes dos projetos, dando
prosseguimento, de forma ampliada, ao processo de construção coletiva
do ideário da proposta.
Contudo, é no tocante à sua coerência externa que a proposta
apresenta insuficiências mais sérias. Apesar de ter identificado um contexto
latino-americano propício para a proposição apresentada, quer no que
se refere às rss, quer no que se refere às necessidades do campo da
formação de rhs, a proposta UNI não vem valorizando a historicidade dos
movimentos existentes neste último campo e não vem se preocupando
com a atualização permanente da análise dos contextos externos, tanto
ao nível do Programa UNI como dos projetos UNI.
Uma das causas dessas insuficiências é o fato da proposta não
se fundamentar em quaisquer dos marcos teóricos da educação dos
profissionais de saúde na América Latina. É possível que o único trabalho
conceitual mais elaborado existente a este respeito se localize no campo
da educação médica, conforme registrado anteriormente. Ele não é
suficiente para dar conta das especificidades que decorrem da natureza
multiprofissional da proposta UNI, mas possui elementos que poderiam
ajudar no processo de fortalecimento teórico-conceitual e metodológico da
proposta, especialmente quanto à compreensão das complexas relações
entre a educação dos profissionais de saúde, as práticas profissionais e
a estrutura social.
No ideário UNI reconhece-se o condicionamento que a estrutura
social exerce sobre a educação e prática dos profissionais de saúde, mas,
quanto às relações entre estas últimas duas dimensões, predomina uma
concepção de indeterminação ou de mútua determinação, o que resulta no
mesmo. Ou seja, numa noção de causalidade circular, em que conceitos
como o de determinação em última instância não têm lugar.
Uma outra debilidade traduz-se em uma concepção limitada do
que seria o âmbito de intervenção dos projetos em relação aos serviços
de saúde: houve grande concentração nos serviços de primeiro nível e
também pouca ênfase no desenvolvimento de novos modelos de atenção,
embora estes façam parte dos propósitos e objetivos do ideário UNI.
Outra debilidade teórico-conceitual da proposta se refere à
concepção de mudança e seus mecanismos de realização. Verifica-
se um “borramento” dos conceitos de inovação, mudança, reforma e
transformação, em realidade não explicitados em nenhum momento. Os
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