Page 124 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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dos tempos acadêmicos, as expansões horárias dos serviços e a ampliação
de funções. Tem ocorrido, na maioria dos casos, a celebração de convênios
e/ou acordos de cooperação que formalizam os vínculos de parceria.
No que se refere à sustentabilidade, do ponto de vista econômico-
financeiro, os processos desencadeados dizem respeito à absorção dos
custos das mudanças por parte das instituições. Isto, aliás, fazia parte
dos compromissos estabelecidos com a Fundação Kellogg já no início
dos projetos.
Apesar de se verificar, no contexto da proposta, uma clara
compreensão de que não se trata de buscar a institucionalização do
projeto em si, mas sim dos processos de mudanças desencadeados,
enfrenta-se, principalmente junto às esferas acadêmicas, expectativas
relativas à continuidade indefinida dos projetos (e dos apoios externos). É
provável que isso decorra da cultura acadêmica dominante sobre projetos
e aconteça em razão da escassez de recursos ordinários, que caracteriza
a vida diária das organizações parceiras da proposta, particularmente nas
esferas comunitária e universitária.
Desenvolvimento da comunicação e do trabalho em rede
Verifica-se que a maioria dos projetos incorporou, em graus
variados, ações de comunicação (interna e externa) e de trabalho em rede
(em âmbitos nacional, sub-regional e internacional).
Em relação aos aspectos de comunicação, há experiências de
capacitação e/ou profissionalização na área de Comunicação & Saúde
que vem se desenvolvendo nos últimos anos, particularmente no campo
da saúde coletiva brasileira (CYRINO & CYRINO, 1997). Existe um amplo
espectro de canais de comunicação utilizados pelos projetos, embora
boa parte sem regularidade: produção de boletins, folhetos, revistas,
livros, jornais, audiovisuais, material radiofônico e televisivo, murais,
TV interativa, Internet. Permanece incipiente, no entanto, a produção
e publicação de artigos nas revistas científicas nacionais ou do exterior,
apesar das facilidades colocadas à disposição pelo programa de apoio.
Além disso, há indícios de que a definição das audiências para o material
produzido é precária, o que prejudica a distribuição e a eficácia das ações
desenvolvidas no campo da comunicação externa.
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