Page 132 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 132
análise, o aperfeiçoamento teórico-conceitual e metodológico da proposta
deverá ocorrer, provavelmente, como produto da interação entre as
reflexões, análises e conhecimentos produzidos pelos autores que atuam
ao nível do programa UNI e ao nível dos projetos locais. Isto acarretará
uma combinação de enfoques, visto que em vários projetos predominam
concepções e práticas oriundas do campo da medicina social latino-
americana, de linhagem marcadamente histórico-dialética ou estruturalista.
Do ponto de vista da sua estruturação, a proposta UNI apresenta
muitas fortalezas e algumas debilidades. Conforme pôde ser verificado
através da apresentação acerca da implantação, do desenvolvimento, dos
processos e resultados obtidos até o momento, a proposta UNI se reveste
de uma materialidade institucional concreta. Está presente em dez países
latino-americanos, vem mobilizando dezenas de cursos universitários, de
serviços de saúde e centenas de organizações comunitárias.
O volume de recursos financeiros envolvido no desenvolvimento
da proposta é expressivo. Não se dispõe de informações relativas à
contrapartida que as instituições locais aportam para a execução das
atividades, mas a soma das doações feitas pela Fundação Kellogg aos
projetos (U$ 49,1 milhões) e das despesas realizadas pelo programa de
apoio (U$ 7,8 milhões) caracteriza, seguramente, o maior aporte de recursos
externos canalizados nos anos 1990 para o campo de desenvolvimento
de rhs da América Latina.
O arcabouço básico da proposta UNI é constituído por dois
elementos centrais – os projetos locais e o programa de apoio – e pelos
três componentes obrigatórios de cada projeto – universidade, serviços
de saúde e comunidade. As relações que se estabelecem entre elementos
e componentes têm dois referenciais estruturantes: a) desenvolvimento
integrado de novos modelos acadêmicos, de sistemas locais de saúde e
da comunidade e b) desenvolvimento da gestão do Programa UNI, dos
projetos locais e dos processos de mudança.
Os dois referenciais estruturantes são interdependentes e as ações
desenvolvidas na construção da proposta têm, direta ou indiretamente,
interações com as várias dimensões que os constituem. Esta afirmativa
não é abstrata, pois está calcada na apresentação e análise dos processos
e resultados efetuadas anteriormente.
Neste arcabouço, algumas debilidades acontecem na estrutura da
avaliação e do planejamento. Por estrutura se entende, neste contexto, a
104 105