Page 135 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 135

Figura 12 – Representação gráfica do modelo acadêmico em construção pela
                        proposta UNI.























               As circunferências, representando os espaços em que ocorrem os
         processos e resultados intermediários identificados e analisados, possuem
         áreas de confluência, representativas dos espaços de concretização de
         processos e resultados, produzidos pela atuação em parceria dos sujeitos
         de dois ou três dos componentes da proposta.
               Assim, os novos modelos acadêmicos em construção se constituem
         de realidades que estão se configurando no espaço 1 (academia + serviços
         + comunidade), mais as contidas no espaço 2 (academia + serviços), mais
         as que fazem parte do espaço 3 (academia + comunidade). O restante do
         espaço da “circunferência universidade” pode ser visto como o de práticas
         do modelo hegemônico, embora práticas inovadoras também tenham
         aí o seu lugar. Os movimentos de aproximação entre as circunferências
         delimitam os espaços de intersecção e, portanto, de maior ou menor
         construção dos novos modelos.
               A mesma representação gráfica pode ser utilizada para analisar a
         construção dos novos modelos de atenção dos serviços de saúde, parte
         integrante dos modelos acadêmicos (espaços 1 e 2), mas que abarcam
         também dimensões que não se relacionam com os processos de produção
         de médicos e/ou dos demais profissionais de saúde. O mesmo ocorre
         em relação ao desenvolvimento do componente comunitário, também
         participante (espaços 1 e 3) da construção dos novos modelos acadêmicos.



 106                                    107
   130   131   132   133   134   135   136   137   138   139   140