Page 135 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 135
Figura 12 – Representação gráfica do modelo acadêmico em construção pela
proposta UNI.
As circunferências, representando os espaços em que ocorrem os
processos e resultados intermediários identificados e analisados, possuem
áreas de confluência, representativas dos espaços de concretização de
processos e resultados, produzidos pela atuação em parceria dos sujeitos
de dois ou três dos componentes da proposta.
Assim, os novos modelos acadêmicos em construção se constituem
de realidades que estão se configurando no espaço 1 (academia + serviços
+ comunidade), mais as contidas no espaço 2 (academia + serviços), mais
as que fazem parte do espaço 3 (academia + comunidade). O restante do
espaço da “circunferência universidade” pode ser visto como o de práticas
do modelo hegemônico, embora práticas inovadoras também tenham
aí o seu lugar. Os movimentos de aproximação entre as circunferências
delimitam os espaços de intersecção e, portanto, de maior ou menor
construção dos novos modelos.
A mesma representação gráfica pode ser utilizada para analisar a
construção dos novos modelos de atenção dos serviços de saúde, parte
integrante dos modelos acadêmicos (espaços 1 e 2), mas que abarcam
também dimensões que não se relacionam com os processos de produção
de médicos e/ou dos demais profissionais de saúde. O mesmo ocorre
em relação ao desenvolvimento do componente comunitário, também
participante (espaços 1 e 3) da construção dos novos modelos acadêmicos.
106 107