Page 140 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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preparar os futuros médicos para atuar apropriadamente na sociedade e
(2) influenciar o ambiente no qual os futuros profissionais irão trabalhar,
com vistas à satisfação dos consumidores, das autoridades sanitárias e
dos próprios profissionais” (BOELEN, 1994).
Embasada no novo modelo de análise, com vistas a cumprir estas
responsabilidades e garantir que o investimento educacional resulte no
melhor retorno, a proposta “Changing” preconiza, com maior ênfase e
explicitação a partir de 1993, que a escola médica deve se envolver com
o desenvolvimento do sistema de saúde, atuando em parceria com outras
organizações (other bodies or constituencies) do setor saúde e outros
setores sociais. Entre outras áreas, explicita as relacionadas à formulação
de políticas de saúde e à pesquisa em serviços de saúde, especialmente
com respeito ao desenvolvimento de modelos alternativos de prática.
Reconhecendo que o fluxo de influências entre os elementos do modelo
é bidirecional, a proposta supõe que as novas organizações dos serviços
e as novas práticas impactarão sobre os programas curriculares e sobre
a missão das escolas.
Em síntese, a proposta “Changing” é constituída por três
componentes:
1) desenvolvimento e estabelecimento de padrões de qualidade para
a educação médica e de instrumentos para sua avaliação;
2) identificação e desenvolvimento de estratégias de mudança na
educação médica;
3) monitoramento global dos processos de mudança.
O primeiro componente, visto como pré-requisito para os outros
dois, implica na compreensão do significado de uma “educação médica
de qualidade”. Embora seja reconhecido pela proposta que pode haver
variações de região para região e no decorrer do tempo, quatro áreas
precisam ser contempladas: a) a participação ativa na promoção da
qualidade e cobertura dos serviços; b) a garantia da relevância da educação
e da pesquisa para os problemas de saúde prioritários; c) o compromisso
com a aplicação e a disseminação dos processos de aprendizagem
eficientes; d) o sólido envolvimento na garantia de qualidade e avaliação
tecnológica. Estas áreas devem ser desenvolvidas e influenciar no
estabelecimento de padrões na educação médica, servindo como metas
das estratégias de mudança.
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