Page 140 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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preparar os futuros médicos para atuar apropriadamente na sociedade e
         (2) influenciar o ambiente no qual os futuros profissionais irão trabalhar,
         com vistas à satisfação dos consumidores, das autoridades sanitárias e
         dos próprios profissionais” (BOELEN, 1994).
               Embasada no novo modelo de análise, com vistas a cumprir estas
         responsabilidades e garantir que o investimento educacional resulte no
         melhor retorno, a proposta “Changing” preconiza, com maior ênfase e
         explicitação a partir de 1993, que a escola médica deve se envolver com
         o desenvolvimento do sistema de saúde, atuando em parceria com outras
         organizações (other bodies or constituencies) do setor saúde e outros
         setores sociais. Entre outras áreas, explicita as relacionadas à formulação
         de políticas de saúde e à pesquisa em serviços de saúde, especialmente
         com respeito ao desenvolvimento de modelos alternativos de prática.
         Reconhecendo que o fluxo de influências entre os elementos do modelo
         é bidirecional, a proposta supõe que as novas organizações dos serviços
         e as novas práticas impactarão sobre os programas curriculares e sobre
         a missão das escolas.
               Em síntese, a proposta “Changing” é constituída por três
         componentes:
              1) desenvolvimento e estabelecimento de padrões de qualidade para
                a educação médica e de instrumentos para sua avaliação;
              2) identificação e desenvolvimento de estratégias de mudança na
                educação médica;
              3) monitoramento global dos processos de mudança.
               O primeiro componente, visto como pré-requisito para os outros
         dois, implica na compreensão do significado de uma “educação médica
         de qualidade”. Embora seja reconhecido pela proposta que pode haver
         variações de região para região e no decorrer do tempo, quatro áreas
         precisam ser contempladas: a) a participação ativa na promoção da
         qualidade e cobertura dos serviços; b) a garantia da relevância da educação
         e da pesquisa para os problemas de saúde prioritários; c) o compromisso
         com a aplicação e a disseminação dos processos de aprendizagem
         eficientes; d) o sólido envolvimento na garantia de qualidade e avaliação
         tecnológica. Estas áreas devem ser desenvolvidas e influenciar no
         estabelecimento de padrões na educação médica, servindo como metas
         das estratégias de mudança.


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