Page 138 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 138

Nessa perspectiva e julgando que os médicos devem estar aptos
         a desempenhar importante papel na construção dos novos sistemas de
         saúde, a prática médica deverá, segundo a opinião do coordenador da
         proposta (BOELEN, 1993), responder a cinco requisitos essenciais:
              1) avaliação e melhoria da qualidade da assistência prestada,
                atendendo às necessidades globais do paciente, através de um
                atendimento integral à saúde;
              2) uso adequado das novas tecnologias, levando em consideração
                aspectos financeiros, éticos e o benefício a ser auferido pelo
                paciente;
              3) promoção de estilos de vida saudáveis, através do domínio de
                habilidades de comunicação e da conscientização das pessoas
                e grupos sociais acerca da importância da autoproteção e do
                autocuidado;
              4) conciliação entre os requerimentos de saúde, individuais e
                comunitários, buscando o equilíbrio entre as expectativas dos
                pacientes e da sociedade;
              5) capacitação para o trabalho em equipe tanto em atividades intra
                como extrassetoriais.
               Estes cinco requisitos configuram o que vem sendo divulgado
         como as características para o médico de amanhã, alcunhado de “médico
         cinco estrelas”: 1) Care provider; 2) Decision-maker; 3) Communicator;
         4) Community-leader, 5) Manager (BOELEN, 1993).
               Com base nas conclusões de inúmeras reuniões, congressos
         e grupos de consulta e também em atenção à solicitação dos países-
         membros, a OMS decidiu lançar a nova proposta. Além disso, conforme
         está registrado, “A Declaração de Edimburgo é uma clara expressão das
         orientações para as mudanças que são necessárias” (WORLD, 1991).
               A proposta orienta-se para a educação médica em nível de
         graduação e é dirigida aos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

               concepção teórico-Metodológica

               A proposta “Changing” se baseia numa abordagem sistemática
         e integral das mudanças necessárias. Fazendo referência ao modelo
         tradicional de formação médica, Boelen (1994) afirma que este “(...)
         se fundamenta meramente na missão educacional da escola médica de
         formar bons técnicos”.



                                        110                                                                            111
   133   134   135   136   137   138   139   140   141   142   143