Page 133 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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armação teórico-conceitual e metodológica específica e as competências
ou capacidades operacionais acumuladas. Embora estejam situadas
principalmente no âmbito dos projetos, estas debilidades também se fazem
sentir no âmbito da coordenação do Programa.
No que se refere à avaliação, providências já vem sendo tomadas
com vistas ao seu aprimoramento. O estudo de meta-avaliação, realizado
no início de 1997, e o convite a consultores externos para participar
de visitas aos projetos e dos recentes seminários de sistematização são
iniciativas que apontam para novas definições neste terreno. Mas seu
encaminhamento depende de uma melhor caracterização dos aspectos
somativos e formativos que se deseja contemplar, bem como de uma
avaliação sobre os passos percorridos, para o que poderia ser útil a análise
com base em um padrão evolutivo da avaliação de programas.
Quanto aos processos de avaliação interna, na esfera dos projetos,
esta é uma debilidade já parcialmente reconhecida pelos sujeitos da
proposta UNI, mas cujos encaminhamentos, visando à sua superação,
ainda não estão devidamente equacionados. O desafio neste nível, o
dos projetos locais, é igualmente complexo. Trata-se de desenvolver
processos avaliativos que contemplem aspectos formativos e somativos,
pois continua havendo necessidade de subsidiar a gestão dos projetos e,
ao mesmo tempo, cresce a demanda pela consolidação, sistematização e
disseminação dos resultados alcançados.
No que se refere ao planejamento, apesar de algumas iniciativas
de capacitação em planejamento estratégico e em gerência de projetos,
detectam-se fragilidades importantes. Há um limitado desenvolvimento dos
conteúdos teóricos e metodológicos destas duas importantes ferramentas
quanto a sua aplicação na formação de rhs e na gestão de projetos sociais
complexos. De uma certa forma, a proposta UNI é refém desta realidade.
Apesar de se verificar um maior domínio por parte de dirigentes
dos projetos acerca dos conteúdos e práticas propiciadas por essas duas
ferramentas, ainda não existe acúmulo suficiente para uma produção
teórica mais consistente a respeito. A experiência acumulada pelas equipes
dirigentes dos projetos e das instituições envolvidas, com alguma dose de
autodidatismo, representa fonte de conhecimentos que pode ser explorada,
revelada e sistematizada do ponto de vista teórico-prático.
Quanto às estratégias desenvolvidas pela proposta, a análise do seu
discurso, dos processos teórico-práticos e dos resultados intermediários
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