Page 137 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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MUDANDO A EDUCAÇÃO E A PRÁTICA MÉDICA:
UMA AGENDA PARA A AÇÃO –
A PROPOSTA “CHANGING”
Breve Histórico
Em 1991, através de uma publicação específica, a OMS promoveu
o lançamento público de uma proposta intitulada “Changing Medical
Education: an Agenda for Action” (WORLD, 1991).
A OMS tem uma história de envolvimento com a educação médica
e com o desenvolvimento de recursos humanos em saúde desde a sua
criação, ocorrida alguns anos após o término da II Guerra Mundial, muito
embora a relevância maior da sua atuação seja no campo da organização
dos serviços de saúde e no controle de endemias. A partir dos anos 1970
o assunto passou a merecer maior atenção por parte dos seus dirigentes,
em razão de demandas originadas pelos processos de reforma do setor
saúde nos países europeus.
No continente europeu os sistemas de saúde recebem influência
crescente de: 1) populações mais esclarecidas sobre as questões de
saúde e mais questionadoras das decisões médicas; 2) autoridades que
passam a exigir prestação de contas e melhor retorno dos investimentos
no setor saúde, 3) da própria profissão médica que adquire consciência
progressiva acerca da erosão da sua imagem e do seu “status” social.
Como consequência, há uma crescente busca por mais transparência
nos procedimentos médico-assistenciais e na relação custo-efetividade
das intervenções de saúde. Há também um anseio generalizado por
abordagens mais holísticas que deem conta das necessidades sociais e
da saúde, demandando novos padrões de atendimento.
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