Page 142 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Figura 13 – Projeção das ações nos primeiros cinco anos da proposta Changing.
Fonte: WORLD, 1991.
A estratégia desenhada para a implementação das ações da proposta
prevê uma ampla articulação de parcerias. Inclusive no que diz respeito
à obtenção dos recursos necessários para o desenvolvimento das ações,
estimadas inicialmente em U$ 2,5 milhões, dos quais U$ 100 mil para
ações de promoção, U$ 150 mil para desenvolvimento metodológico, U$
250 mil para apoiar a realização de duas reuniões internacionais e U$
2 milhões para apoiar projetos, de quatro a cinco anos de duração, em
aproximadamente vinte escolas médicas.
Como estrutura operacional inicial, além do escritório do seu
coordenador em Genebra, a proposta aponta como elementos importantes:
os seis escritórios regionais da OMS, os oito Centro Colaboradores da OMS
no campo da educação médica e do desenvolvimento de rhs e as três ONGs
internacionais que mantêm relações oficiais com a OMS no campo do
desenvolvimento da educação médica, a saber: a Network of Community-
oriented Educational Institutions for Health Sciences (Maastricht, Holanda),
a World Federation for Medical Education e a International Federation of
Medical Students’ Associations (Amsterdam, Holanda).
A partir de 1992, a coordenação da proposta deu início à
publicação de um boletim, de periodicidade semestral, editado em
inglês, com o título “Changing Medical Education and Medical Practice”.
Através dele se verifica que as manifestações iniciais de adesão à proposta
têm origem em universidades, escolas médicas, setores de ministérios
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