Page 147 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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documento-base, procurando contribuir para o estabelecimento das bases
teórico-conceituais e metodológicas específicas para o desenvolvimento
deste estudo. Neste, define-se que “Os quatro valores usados para avaliar o
progresso na conquista da responsabilidade social – relevância, qualidade,
custo-efetividade e equidade – devem ser igualmente enfatizados pela
escola médica e pelo sistema de saúde. A compreensão das inter-relações
entre esses valores permite, aos planejadores e às autoridades de saúde,
conceber como direcionar os programas de ação” (BOELEN & HECK,
1995). A Figura 15 mostra os valores dispostos em um diagrama.
Figura 15 – Os quatro valores da responsabilidade social dos sistemas de saúde
Fonte: Boelen & Heck, 1995.
O cruzamento dos eixos é o ponto mais baixo e as extremidades
dos eixos os pontos ótimos na escala dos valores. A figura representa
um sistema de saúde ideal, equilibrado na atenção às necessidades dos
indivíduos e das populações. Note-se que o círculo não alcança a periferia
extrema dos eixos, pois consideram os autores que em todos os países há
limites contextuais intransponíveis para o sistema de saúde.
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