Page 145 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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que utilizou, para isso, recursos do projeto UNI, distribuindo o boletim
         para as escolas médicas brasileiras e para as de Portugal e países africanos
         de língua portuguesa.
               Além do boletim, os eventos internacionais de educação médica
         serviram e continuam servindo como meios de difusão da proposta
         “Changing”, a exemplo da 2.ª Conferência Mundial de Educação Médica
         e da Conferência Mundial, promovida em 1995, pela ASCOFAME, na
         Colômbia. Aliás, foi por ocasião deste evento, do qual o coordenador da
         proposta participou como conferencista convidado, que ela passou a ser
         mais conhecida na América Latina.
               Vale mencionar que, em 1994, a OMS promoveu, em parceria com
         o Centro Colaborador de Rockford, Illinois, a “First Global Conference
         on International Collaboration on Medical Education and Pratice”. Esse
         evento foi o ápice da proposta durante o período, tanto em termos de
         promoção da sua visibilidade internacional como em relação aos resultados
         alcançados.
               O objetivo da Conferência era definir áreas de pesquisa e
         desenvolvimento na interface entre serviços de saúde, prática médica e
         educação médica. Ou seja, cumpria o papel de constituir os grupos de
         projetos previstos no terceiro componente da proposta Changing. Foram
         identificadas as prioridades, promovida a pré-constituição dos grupos
         de pesquisa-ação interessados no trabalho colaborativo e apontados os
         mecanismos de coordenação desse trabalho (WORLD, 1995).
               Em síntese, a ideia foi promover, através da Conferência e seus
         desdobramentos, parcerias entre universidades, governos e profissionais de
         saúde, com vistas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa colaborativa,
         orientados para aprofundar as relações entre educação, prática médica
         e serviços de saúde, uma vez que a coordenação destas interfaces teria
         elevado potencial para desencadear as mudanças preconizadas (WORLD,
         1995).
               Em 1995, durante a 48.ª Assembleia Mundial de Saúde, o tema da
         mudança na educação médica foi discutido, aprovando-se uma resolução
         intitulada “Reorientating medical education and medical practice for
         health for all”. Esse foi um elemento importante para a disseminação da
         proposta, significando ao mesmo tempo, com todas as relatividades que
         revestem as deliberações dos organismos internacionais, uma oficialização
         e comprometimento dos governos dos países membros  em apoiar a


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