Page 152 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 152

Segundo  Boelen (1997), as estratégias principais que ele preconiza
         são: articulação ensino-serviço, pesquisa-ação e parcerias. Mas o estágio
         incipiente de implantação da proposta dificulta a realização de análises a
         respeito, sob risco de se abordar a questão de forma abstrata.
               Do ponto de vista das parcerias a serem estabelecidas pelas escolas
         médicas, há nítida ênfase de orientação para as entidades da profissão
         médica, apesar de vagas referências a “outras instituições”. Existe um
         documento (WORLD, 1993) no contexto da proposta, que faz referência
         a parcerias com a comunidade e os serviços de saúde, mas a esta
         abordagem não se dá prioridade. A proposição de parceria preferencial
         com os profissionais médicos, diretamente ou através das suas entidades
         representativas, é coerente com a postura assumida pela proposta, ainda
         que de forma obscura, segundo a qual a prática médica determina a
         educação médica.
               Finalmente, uma questão não fica devidamente esclarecida.
         Diz respeito às relações existentes entre a proposta e a “Educational
         Commission for Foreign Medical Graduates” (ECFMG). Além de ter havido
         uma parceria entre ambos, em 1994, por ocasião da realização de uma
         Reunião de Consulta, realizada em Genebra, com o tema “Toward a global
         consensus on quality medical education: serving the needs of populations
         and individuals”, o boletim Changing tem aberto reiteradamente espaço
         para matérias de interesse da ECFMG. Isso tudo, apesar de haver o registro,
         nos documentos iniciais da proposta, de posicionamento contrário a
         iniciativas de padronização internacional do exercício profissional.






















                                        124                                                                            PB
   147   148   149   150   151   152   153   154   155   156   157