Page 152 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Segundo Boelen (1997), as estratégias principais que ele preconiza
são: articulação ensino-serviço, pesquisa-ação e parcerias. Mas o estágio
incipiente de implantação da proposta dificulta a realização de análises a
respeito, sob risco de se abordar a questão de forma abstrata.
Do ponto de vista das parcerias a serem estabelecidas pelas escolas
médicas, há nítida ênfase de orientação para as entidades da profissão
médica, apesar de vagas referências a “outras instituições”. Existe um
documento (WORLD, 1993) no contexto da proposta, que faz referência
a parcerias com a comunidade e os serviços de saúde, mas a esta
abordagem não se dá prioridade. A proposição de parceria preferencial
com os profissionais médicos, diretamente ou através das suas entidades
representativas, é coerente com a postura assumida pela proposta, ainda
que de forma obscura, segundo a qual a prática médica determina a
educação médica.
Finalmente, uma questão não fica devidamente esclarecida.
Diz respeito às relações existentes entre a proposta e a “Educational
Commission for Foreign Medical Graduates” (ECFMG). Além de ter havido
uma parceria entre ambos, em 1994, por ocasião da realização de uma
Reunião de Consulta, realizada em Genebra, com o tema “Toward a global
consensus on quality medical education: serving the needs of populations
and individuals”, o boletim Changing tem aberto reiteradamente espaço
para matérias de interesse da ECFMG. Isso tudo, apesar de haver o registro,
nos documentos iniciais da proposta, de posicionamento contrário a
iniciativas de padronização internacional do exercício profissional.
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