Page 156 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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de processos de mudança na educação dos profissionais de saúde, a
proposta “NETWORK” privilegia a construção de modelos orientados
à comunidade (“Community-oriented”) e a adoção da metodologia da
aprendizagem baseada em problemas (“problem based learning” – PBL).
Esses são os dois conceitos centrais do arcabouço teórico-
metodológico da proposta. A “educação orientada para a comunidade”
é característica das instituições cujos objetivos e princípios básicos são
determinados pelas necessidades da comunidade, cujos currículos adotam
um enfoque integral da saúde e desenvolvem atividades comprometidas
com a meta de saúde para todos.
A aprendizagem baseada em problemas é um método pelo qual o
estudante ou o trabalhador de saúde utiliza a situação de um paciente, uma
questão da assistência à saúde ou um tópico de pesquisa, como estímulos
para aprender. Após análise inicial do problema, os estudantes definem
seus objetivos de aprendizagem e buscam as informações necessárias
para abordá-lo. Após, relatam o que encontraram e o que aprenderam.
A aprendizagem baseada em problemas na educação dos
profissionais de saúde tem três objetivos: a aquisição de um corpo
integrado de conhecimentos, a aplicação de habilidades para resolver
problemas e o desenvolvimento do raciocínio clínico.
Além destes dois conceitos, há um terceiro, igualmente importante
no contexto da proposta: o de educação centrada no estudante. Este se
refere à estratégia instrucional que se vincula à capacidade e motivação do
estudante. Ele, com o apoio do professor, deve ter total responsabilidade
pelo seu autoaprendizado. A ênfase nesta estratégia é a busca ativa
de informações e habilidades pelo estudante. A ele compete definir as
melhores formas e o ritmo de estudar, bem como a avaliação do progresso
da sua formação.
A orientação comunitária, na maioria dos casos, se concebe como
a incorporação, nos conteúdos curriculares, dos problemas prioritários
de saúde, ou de atividades desenvolvidas em ambientes comunitários
ou, ainda, em alguns casos, pela estruturação de serviços universitários
de saúde de primeiro nível de atenção, que funcionam de forma muito
semelhante à extensão universitária. Em essência, a concepção que preside
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