Page 156 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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de processos de mudança na educação dos profissionais de saúde, a
         proposta “NETWORK” privilegia a construção de modelos orientados
         à comunidade (“Community-oriented”) e a adoção da metodologia da
         aprendizagem baseada em problemas (“problem based learning” – PBL).
               Esses  são os dois conceitos centrais do arcabouço teórico-
         metodológico da proposta. A “educação orientada para a comunidade”
         é característica das instituições cujos objetivos e princípios básicos são
         determinados pelas necessidades da comunidade, cujos currículos adotam
         um enfoque integral da saúde e desenvolvem atividades comprometidas
         com a meta de saúde para todos.
               A aprendizagem baseada em problemas é um método pelo qual o
         estudante ou o trabalhador de saúde utiliza a situação de um paciente, uma
         questão da assistência à saúde ou um tópico de pesquisa, como estímulos
         para aprender. Após análise inicial do problema, os estudantes definem
         seus objetivos de aprendizagem e buscam as informações necessárias
         para abordá-lo. Após, relatam o que encontraram  e o que aprenderam.
               A aprendizagem baseada em problemas na educação dos
         profissionais de saúde tem três objetivos: a aquisição de um corpo
         integrado de conhecimentos, a aplicação de habilidades para resolver
         problemas e o desenvolvimento do raciocínio clínico.
               Além destes dois conceitos, há um terceiro, igualmente importante
         no contexto da proposta: o de educação centrada no estudante. Este se
         refere à estratégia instrucional que se vincula à capacidade e motivação do
         estudante. Ele, com o apoio do professor, deve ter total responsabilidade
         pelo seu autoaprendizado. A ênfase nesta estratégia é a busca ativa
         de informações e habilidades pelo estudante. A ele compete definir as
         melhores formas e o ritmo de estudar, bem como a avaliação do progresso
         da sua formação.
               A orientação comunitária, na maioria dos casos, se concebe como
         a incorporação, nos conteúdos curriculares, dos problemas prioritários
         de saúde, ou de atividades desenvolvidas em ambientes comunitários
         ou, ainda, em alguns casos, pela estruturação de serviços universitários
         de saúde de primeiro nível de atenção, que funcionam de forma muito
         semelhante à extensão universitária. Em essência, a concepção que preside



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