Page 155 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Conforme estava previsto pelos promotores da reunião, os
participantes chegaram a um acordo sobre os benefícios mútuos que
poderiam advir do desenvolvimento de uma ligação mais estreita entre
essas instituições. Na época, a maioria estava engajada em processos
educacionais orientados para a comunidade, que enfocavam o ensino
baseado em problemas. Essa ligação poderia também viabilizar a expansão
gradual para outras escolas das metodologias e enfoques adotados.
Decidiu-se, portanto, pela criação de uma Rede e se definiu a Universidade
de Limburg, Maastricht, Holanda, como sede da sua secretaria-executiva.
Também se resolveu que seriam promovidas Reuniões Gerais, a
cada dois anos, tendo a segunda sido realizada em Belagio, na Itália. O
apoio para a realização das atividades, nos anos iniciais, foi obtido junto
à OMS, à Fundação Rockfeller, ao Governo da Holanda e à Faculdade de
Medicina e de Ciências da Saúde da Universidade de Limburg.
O Comitê Executivo condutor das atividades da Network, em
seu período inicial de funcionamento, era constituído por: Dr. J. Greep
(Holanda), Dr. R. Villarreal (México), Dr. D. Maddison (Austrália), Dr. F.
Mustard (Canadá) e Dr. C. Ordoñez (Cuba).
Os objetivos estabelecidos para a nova organização foram: (1)
melhorar a cooperação entre serviços de saúde e o desenvolvimento da
força de trabalho em saúde (health manpower); (2) melhorar a APS e o
nível de sáude na área de atuação das escolas; (3) expandir a abordagem
do ensino orientado à comunidade e da aprendizagem baseada em
problemas para a formação de outros profissionais de saúde; (4) aumentar
o número e a eficácia de professores capacitados para desenvolver a
abordagem preconizada; (5) aumentar o número de líderes que apóiem
a abordagem preconizada e, (6) expandir o número de organizações que
apoiem a proposta.
As atividades mais relevantes, durante os anos iniciais, se
relacionaram com o aprofundamento da sua base teórico-conceitual,
através da realização de estudos e da promoção de seminários de análise
das experiências desenvolvidas por seus membros, inicialmente dezesseis.
concepção teórico-Metodológica
Embora reconheça o valor do estabelecimento de relações entre as
universidades, os serviços de saúde e a comunidade para a implantação
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