Page 155 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Conforme estava previsto pelos promotores da reunião, os
         participantes chegaram a um acordo sobre os benefícios mútuos que
         poderiam advir do desenvolvimento de uma ligação mais estreita entre
         essas instituições. Na época, a maioria estava engajada em processos
         educacionais orientados para a comunidade, que enfocavam o ensino
         baseado em problemas. Essa ligação poderia também viabilizar a expansão
         gradual para outras escolas das metodologias e enfoques adotados.
         Decidiu-se, portanto, pela criação de uma Rede e se definiu a Universidade
         de Limburg, Maastricht, Holanda, como sede da sua secretaria-executiva.
               Também se resolveu que seriam promovidas Reuniões Gerais, a
         cada dois anos, tendo a segunda sido realizada em Belagio, na Itália. O
         apoio para a realização das atividades, nos anos iniciais, foi obtido junto
         à OMS, à Fundação Rockfeller, ao Governo da Holanda e à Faculdade de
         Medicina e de Ciências da Saúde da Universidade de Limburg.
               O Comitê Executivo condutor das atividades da Network, em
         seu período inicial de funcionamento, era constituído por: Dr. J. Greep
         (Holanda), Dr. R. Villarreal (México), Dr. D. Maddison (Austrália), Dr. F.
         Mustard (Canadá) e Dr. C. Ordoñez (Cuba).
               Os objetivos estabelecidos para a nova organização foram: (1)
         melhorar a cooperação entre serviços de saúde e o desenvolvimento da
         força de trabalho em saúde (health manpower); (2) melhorar a APS e o
         nível de sáude na área de atuação das escolas; (3) expandir a abordagem
         do ensino orientado à comunidade e da aprendizagem baseada em
         problemas para a formação de outros profissionais de saúde; (4) aumentar
         o número e a eficácia de professores capacitados para desenvolver a
         abordagem preconizada; (5) aumentar o número de líderes que apóiem
         a abordagem preconizada e, (6) expandir o número de organizações que
         apoiem a proposta.
               As atividades mais relevantes, durante os anos iniciais, se
         relacionaram com o aprofundamento da sua base teórico-conceitual,
         através da realização de estudos e da promoção de seminários de análise
         das experiências desenvolvidas por seus membros, inicialmente dezesseis.


               concepção teórico-Metodológica

               Embora reconheça o valor do estabelecimento de relações entre as
         universidades, os serviços de saúde e a comunidade para a implantação



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