Page 157 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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a orientação comunitária da proposta se vincula ao compromisso de
tornar a educação dos profissionais de saúde mais relevante em relação
às necessidades da sociedade, definidas, essencialmente, através dos perfis
epidemiológicos das populações.
Quanto ao segundo grande pilar da proposta Network, a
aprendizagem baseada em problemas (PBL), Venturelli (1997), se baseia
no educador Paulo Freire para dizer que “(...) hay necesidad de enfocar la
innovación educacional de forma a dar una idea de contexto y dirección
hacia el cumplimiento de los principios generales de la educación de
adultos ligados a las necesidades de la sociedad (...) el proceso sea
centrado en el estudiante, basado en prioridades de salud, que integre la
información y las ciencias, que tenga contacto directo con las comunidades
– es decir, basado en la comunidad – con evaluaciones formativas
que mejoran el rendimiento del indivíduo y permiten darle relevancia y
proyección a la educación.”
Segundo se depreende da leitura do material produzido pela
Network (através da sua coordenação e das instituições vinculadas
à Rede), não há uma metodologia PBL. Há diferenças, por exemplo,
entre os modelos desenvolvidos por McMaster (Canadá), por Maastricht
(Holanda), por New Castle (Austrália) ou por Illinois (Estados Unidos). Ao
analisar uma das mais recentes e importantes obras a respeito, publicada
por Bouhuijs, Schmidt & Van Berkel (1993), Wilkerson (1994) comenta
que “alguém pode questionar que o PBL é definido e aplicado de forma
diferente nos vários capítulos do livro. E esta é a sua riqueza”.
Mas, em essência, a metodologia implica em currículos integrados
(entre ciclos básico e clínico) organizados por módulos de ensino
(em substituição a currículos estruturados em e por disciplinas), com
relações mais horizontais e democráticas entre alunos e professores,
fundamentando-se em uma filosofia educacional superadora da pedagogia
da transmissão que adota a pedagogia crítico-reflexiva na construção do
conhecimento.
A Figura 17 registra os principais conceitos existentes no corpo
teórico da proposta NETWORK.
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