Page 157 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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a orientação comunitária da proposta se vincula ao compromisso de
         tornar a educação dos profissionais de saúde mais relevante em relação
         às necessidades da sociedade, definidas, essencialmente, através dos perfis
         epidemiológicos das populações.
               Quanto ao segundo grande pilar da proposta Network, a
         aprendizagem baseada em problemas (PBL), Venturelli (1997), se baseia
         no educador Paulo Freire para dizer que “(...) hay necesidad de enfocar la
         innovación educacional de forma a dar una idea de contexto y dirección
         hacia el cumplimiento de los principios generales de la educación de
         adultos ligados a las necesidades de la sociedad (...) el proceso sea
         centrado en el estudiante, basado en prioridades de salud, que integre la
         información y las ciencias, que tenga contacto directo con las comunidades
         – es  decir, basado en la comunidad – con  evaluaciones formativas
         que mejoran el rendimiento del indivíduo y permiten darle relevancia y
         proyección a la educación.”
               Segundo se depreende da leitura do material produzido pela
         Network (através da sua coordenação e das instituições vinculadas
         à Rede), não há uma metodologia PBL. Há diferenças, por exemplo,
         entre os modelos desenvolvidos por McMaster (Canadá), por Maastricht
         (Holanda), por New Castle (Austrália) ou por Illinois (Estados Unidos). Ao
         analisar uma das mais recentes e importantes obras a respeito, publicada
         por Bouhuijs, Schmidt & Van Berkel (1993), Wilkerson (1994) comenta
         que “alguém pode questionar que o PBL é definido e aplicado de forma
         diferente nos vários capítulos do livro. E esta é a sua riqueza”.
               Mas, em essência, a metodologia implica em currículos integrados
         (entre ciclos básico e clínico) organizados por módulos de ensino
         (em substituição a currículos estruturados em e por disciplinas), com
         relações mais horizontais e democráticas entre alunos e professores,
         fundamentando-se em uma filosofia educacional superadora da  pedagogia
         da transmissão que adota a pedagogia crítico-reflexiva na construção do
         conhecimento.
               A Figura 17 registra os principais conceitos existentes no corpo
         teórico da proposta NETWORK.



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