Page 158 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Figura 17 – Elementos conceituais básicos da educação inovada proposta pela
Network
Fonte: Venturelli, 1997.
Segundo Des Marchais (1993), “Acima de tudo, a mudança do
paradigma da educação médica vem se tornando um pré-requisito para
elevar o nível de saúde das comunidades. A educação centrada no
estudante, a aprendizagem baseada em problemas e a educação orientada
à comunidade deverão fazer parte de todos os currículos médicos do
Século XXI”.
Em estudo realizado sobre dez escolas inovadoras, pertencentes
à rede Network, verificou-se que a melhor abordagem operacional, para
se concretizar a educação orientada à comunidade, ocorria através de
parcerias entre escolas, comunidades e serviços de saúde e, também,
através da presença de professores “no terreno”, desenvolvendo atividade
nos serviços e nos ambientes comunitários (RICHARDS & FÜLÖP, 1987).
Em 1989, houve uma atualização das estratégias de atuação da
NETWORK, atualmente pautadas por: (1) ênfase no apoio e fortalecimento
das instituições através do intercâmbio, disseminação de informações,
melhoria da comunicação e das publicações; (2) ênfase nas parcerias entre
universidades, governos e comunidades com vistas a metas SPT-2000; (3)
prioridade em pesquisa e desenvolvimento, particularmente sobre questões
de relevância para a educação dos profissionais de saúde; (4) criação de
capítulos regionais de Network.
Merece também ser registrada a ênfase especial que a proposta
confere à participação e envolvimento estudantil nos processos de
mudança das escolas médicas. Neste sentido, a Network, desde o início
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