Page 154 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Foram convidadas vinte instituições, dez provenientes de
         países desenvolvidos e outras dez de países em desenvolvimento,
         selecionadas respectivamente pela OMS e pela OPS. Compareceram
         dezesseis instituições, consideradas fundadoras da NETWORK. Dentre os
         participantes se encontram seis instituições latino-americanas, das quais, na
         verdade, somente duas, UAM-Xochimilco e Cuba, desenvolviam inovações
         na formação médica. Dos presentes à reunião, onze haviam participado,
         na semana anterior, de um workshop em Hamilton, Canadá, promovido
         pela Universidade de McMaster.
               Em McMaster desenvolveu-se, desde a implantação do seu curso
         médico, em 1969, a experiência pioneira (SCHMIDT, et al., 1989) no
          campo das inovações em educação médica, cujas principais características
          eram “(...) self-directed learning, problem based learning, and small group
          tutorial learning (...) there is an emphasis on diagnostic evaluation, on
          the selective use of learning resources, and on integrated learning and
          educational planning” (NEUFELD & BARROWS, 1974).
               A análise dos programas das instituições representadas na reunião,
          permitiu identificar que, dentre suas principais características, destacavam-
          se as relativas à orientação comunitária (community orientation) e ao uso
          de abordagens de aprendizagem baseada em problemas (problem based
          learning). A diversidade de significados, encontrada a respeito destas
          características centrais, levou os participantes a uma primeira tentativa de
          estabelecer um consenso em torno de definições operacionais acerca de
          três conceitos: educação baseada na comunidade, educação orientada à
          comunidade e aprendizagem baseada em problemas.
               Considerou-se que a educação baseada na comunidade
          (community-based education) envolve a utilização da comunidade,
          durante toda a experiência educativa, como um importante cenário
          no qual a aprendizagem tem lugar. Esta necessita ser distinguida da
          educação orientada à comunidade (community-oriented education) que,
          enfocando igualmente grupos populacionais e indivíduos, leva em conta as
          necessidades de saúde da comunidade, sem necessariamente isto significar
          o trabalho em uma determinada comunidade. Já a aprendizagem baseada
          em problemas (problem-based learning) se refere a uma metodologia de
          ensino que integra as várias disciplinas, como um modo de solução de
          problemas (problem-solving mode), em torno dos problemas de saúde
          dos indivíduos, das comunidades e da sociedade (WORLD, 1979).


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