Page 164 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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poucas pesquisas vêm tendo início, voltadas a entender melhor o papel da
         interação entre serviços de saúde e educação no desenho de novos modelos
         de prática, compreendendo a relevância, a qualidade, custo-efetividade
          e a equidade em  saúde.” Majoor (1996), após manifestar que “(...) os
          currículos das escolas de saúde devem ser orientados para a relevância da
          atuação dos futuros profissionais nos serviços de saúde”, chama  a atenção
          para a necessidade das instituições participantes da Network estreitarem
          seus laços com as organizações profissionais e governos, visando influir
          e dar início, desde já, às tarefas de reorganização dos sistemas de saúde
          e das práticas médicas do futuro.
               É ainda Majoor (1996) que, relembrando discussões ocorridas no
          Seminário da Network realizado na África, em 1996, chama a atenção
          sobre a prioridade conferida à educação médica na Network e propõe
          que “(...) se a Rede deseja contribuir para a formação dos profissionais de
          saúde em geral, deve tomar providências para corrigir esse desequilíbrio
          que favorece o tratamento das questões da educação médica”.
               Atualmente, os dirigentes e membros da Network discutem
          redefinições quanto à estrutura e funcionamento da Rede. Além disso,
          analisam algumas questões decisivas para o seu futuro desenvolvimento.
          Dentre estas, destacam-se as seguintes: (a) como desenvolver estruturas
          organizacionais e de gerência que promovam a ativa participação da
          comunidade nos processos educacionais; (b) como obter o efetivo
          compromisso dos professores dos cursos da área de saúde, na implantação
          das mudanças; (c) como garantir a equidade nos processos de parceria; (d)
          como fazer com que a universidade contribua mais para o desenvolvimento
          de parcerias, gerando novos conhecimentos, realizando pesquisas sobre os
          sistemas/serviços de saúde e formulando novas estratégias educacionais.


               análise da proposta

               Do ponto de vista teórico-conceitual, a proposta é limitada ao
         componente educacional do processo de formação. Neste terreno, ela é
         consistente. Articula, coerentemente, categorias que embasam iniciativas
         de mudança didático-pedagógica. A metodologia desenvolvida, a
         aprendizagem baseada em problemas, é bem formulada e há estudos
         que indicam suas potencialidades na formação de profissionais melhor


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