Page 164 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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poucas pesquisas vêm tendo início, voltadas a entender melhor o papel da
interação entre serviços de saúde e educação no desenho de novos modelos
de prática, compreendendo a relevância, a qualidade, custo-efetividade
e a equidade em saúde.” Majoor (1996), após manifestar que “(...) os
currículos das escolas de saúde devem ser orientados para a relevância da
atuação dos futuros profissionais nos serviços de saúde”, chama a atenção
para a necessidade das instituições participantes da Network estreitarem
seus laços com as organizações profissionais e governos, visando influir
e dar início, desde já, às tarefas de reorganização dos sistemas de saúde
e das práticas médicas do futuro.
É ainda Majoor (1996) que, relembrando discussões ocorridas no
Seminário da Network realizado na África, em 1996, chama a atenção
sobre a prioridade conferida à educação médica na Network e propõe
que “(...) se a Rede deseja contribuir para a formação dos profissionais de
saúde em geral, deve tomar providências para corrigir esse desequilíbrio
que favorece o tratamento das questões da educação médica”.
Atualmente, os dirigentes e membros da Network discutem
redefinições quanto à estrutura e funcionamento da Rede. Além disso,
analisam algumas questões decisivas para o seu futuro desenvolvimento.
Dentre estas, destacam-se as seguintes: (a) como desenvolver estruturas
organizacionais e de gerência que promovam a ativa participação da
comunidade nos processos educacionais; (b) como obter o efetivo
compromisso dos professores dos cursos da área de saúde, na implantação
das mudanças; (c) como garantir a equidade nos processos de parceria; (d)
como fazer com que a universidade contribua mais para o desenvolvimento
de parcerias, gerando novos conhecimentos, realizando pesquisas sobre os
sistemas/serviços de saúde e formulando novas estratégias educacionais.
análise da proposta
Do ponto de vista teórico-conceitual, a proposta é limitada ao
componente educacional do processo de formação. Neste terreno, ela é
consistente. Articula, coerentemente, categorias que embasam iniciativas
de mudança didático-pedagógica. A metodologia desenvolvida, a
aprendizagem baseada em problemas, é bem formulada e há estudos
que indicam suas potencialidades na formação de profissionais melhor
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