Page 165 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 165

preparados para vários aspectos da prática profissional, tais como:
         habilidades interpessoais, aprendizagem contínua, raciocínio clínico e
         satisfação profissional (SCHMIDT et al., 1992; FRIEDMAN et al., 1992).
               No que se refere aos componentes externos à universidade,
         praticamente não há uma construção teórico-conceitual que fundamente
         as ações da proposta. Os dois conceitos que se situam neste contexto – a
         community-oriented e a community-based education – não são precisos e
         despontam como responsáveis, pelo menos em parte, pelas dificuldades
         que as escolas inseridas na proposta vêm enfrentando. Tampouco há
         qualquer abordagem acerca das relações entre educação dos profissionais
         e/ou escola, sistema de saúde e estrutura social.
               Do ponto de vista da sua estruturação, a proposta tem muitas
         fortalezas e algumas debilidades. Ela tem sua materialidade institucional
         consolidada em outros continentes, mas, na América Latina, até o
         momento, sua expressão é limitada.
               O rápido crescimento do número de membros latino-americanos
         da Network, verificado nos anos 1990, indica principalmente o interesse
         crescente, por parte de educadores e instituições universitárias da região,
         em relação ao PBL. O que não significa, necessariamente, presença
         concreta da proposta. A afiliação à rede, em qualquer uma das suas
         categorias (membro pleno, associado ou correspondente), independe
         da vigência de processos de mudança coerentes com as bases teóricas
         e metodológicas da proposta, sendo, portanto, mais representativa do
         interesse das pessoas/ instituições pelo tema.
               Até o momento, no Brasil e nos demais países latino-americanos,
         existem apenas  iniciativas isoladas de experimentação do PBL em
         disciplinas do curso médico (SANTOS, 1994; SOBRAL, 1994; BARTOSZECK,
         1996), com a exceção de três casos – Cali, Marília e Londrina – nos quais,
         praticamente todo o currículo dos seus cursos médicos foi reformulado,
         tendo por base, ainda que não exclusivamente, o PBL. Tanto em Marília,
         cuja implantação se iniciou em 1997, como em Londrina, que se iniciou
         em 1998, os projetos pedagógicos contemplam um “mix” entre o PBL e a
         metodologia problematizadora (KOMATSU, 1997; UNIVERSIDADE, 1997).
               Sabe-se também que a proposta vem chamando a atenção de
         instituições que ainda não se filiaram à Network, como a ex-Escola Paulista



 136                                    137
   160   161   162   163   164   165   166   167   168   169   170