Page 168 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Talvez estas debilidades estejam relacionadas a características da
         gestão da proposta. Apesar de existir um comitê executivo dirigente
         da Rede, com espaço para a participação de representações das várias
         regiões, parece haver um poder institucional mais forte, representado pela
         secretaria-executiva, periodicamente renovada, mas sempre ocupada por
         atores da escola médica de Maastricht.
               Esta secretaria, competentemente administrada desde a criação da
         Rede, é a instância que tem viabilizado os recursos financeiros necessários
         à sobrevivência e operação da iniciativa. Além disso, o fato da escola
         médica de Maastricht ter desenvolvido um amplo e profundo processo
         de reformulação do seu currículo, inteiramente centrado no PBL, serviu
         também para consolidar e conferir maior peso e visibilidade à secretaria-
         executiva da Rede.
               Do ponto de vista das estratégias de mudança desenvolvidas pela
         proposta, destacam-se: o próprio PBL, a disseminação das suas experiências
         bem-sucedidas, o trabalho em rede e a capacitação de professores na
         metodologia PBL e a  articulação e aliança com os estudantes.
               Quanto à sustentabilidade das mudanças introduzidas, há estudos
         mostrando que em muitas escolas da Europa, Canadá, Estados Unidos e
         Austrália o PBL está institucionalizado. Mas ainda enfrenta resistências e
         seus apoiadores têm que, permanentemente, contrapor-se a tentativas de
         retorno às estruturas curriculares e metodologias pedagógicas tradicionais.


























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