Page 168 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Talvez estas debilidades estejam relacionadas a características da
gestão da proposta. Apesar de existir um comitê executivo dirigente
da Rede, com espaço para a participação de representações das várias
regiões, parece haver um poder institucional mais forte, representado pela
secretaria-executiva, periodicamente renovada, mas sempre ocupada por
atores da escola médica de Maastricht.
Esta secretaria, competentemente administrada desde a criação da
Rede, é a instância que tem viabilizado os recursos financeiros necessários
à sobrevivência e operação da iniciativa. Além disso, o fato da escola
médica de Maastricht ter desenvolvido um amplo e profundo processo
de reformulação do seu currículo, inteiramente centrado no PBL, serviu
também para consolidar e conferir maior peso e visibilidade à secretaria-
executiva da Rede.
Do ponto de vista das estratégias de mudança desenvolvidas pela
proposta, destacam-se: o próprio PBL, a disseminação das suas experiências
bem-sucedidas, o trabalho em rede e a capacitação de professores na
metodologia PBL e a articulação e aliança com os estudantes.
Quanto à sustentabilidade das mudanças introduzidas, há estudos
mostrando que em muitas escolas da Europa, Canadá, Estados Unidos e
Austrália o PBL está institucionalizado. Mas ainda enfrenta resistências e
seus apoiadores têm que, permanentemente, contrapor-se a tentativas de
retorno às estruturas curriculares e metodologias pedagógicas tradicionais.
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