Page 170 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 170

O Encontro, organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade
         de la Republica (Montevidéu), com o apoio da OPS, da FEPAFEM e da
         ALAFEM, foi marcado por manifestações iniciais de disposição de se
         superarem as diferenças. Juan D. Cobelo, presidente da ALAFEM, disse
         que “(...) la urgencia de empreender reformas mas allá de lo curricular
         para dar respuesta a las necesidades en relación a los cambios en la
         práctica médica y a las tendencias de reorientación sectorial (...) toca a
         nosotros dar solución a nuestros problemas com una estrategia de unidad
         de acción (...)” (OPS, 1997).
               Na mesma oportunidade, Benedictus Philadelpho de Siqueira,
         presidente da FEPAFEM, disse que “Asistimos hoy a una conferencia
         historica, pues, durante décadas, ALAFEM y FEPAFEM marcharam
         separadas (...) nuestra esperanza es que surjan diretrices capaces de ayudar
         a las escuelas a enfrentar el desafio de formar un profesional capaz de
         proporcionar una atención médica de calidad y que busque la universalidad
         de la atención con equidad (...) la educación medica solamente logrará
         sus objetivos superando intereses de grupo particularistas y estando al
         servicio de las necesidades sociales” (OPS, 1997).
               O evento realizou-se em quatro momentos: 1.°) momento político-
         conceitual (no qual analisou-se o contexto externo, avaliando a necessidade
         de mudança na educação e na prática médica, considerando as reformas
         do setor saúde e as necessidades sociais); 2.°) momento metodológico
         (no qual se discutiu a aplicabilidade dos critérios de qualidade para o
         aperfeiçoamento da educação médica); 3.°)  momento aplicativo (no qual
         foram consideradas as soluções operacionais, as distintas orientações
         adotadas nos países em relação a um novo mandato de qualidade para
         a educação médica e o estabelecimento de mecanismos de regulação
         e controle) e 4.°) momento declaratório. O tema central do evento foi
         “Educação, Prática Médica e Necessidades Sociais: Rumo a uma Nova
         Visão de Qualidade”.
               Reconhecendo que a maioria dos países da região já havia
         iniciado processos de avaliação da educação superior, no sentido de criar
         mecanismos de credenciamento das instituições e que alguma forma de
         classificação das escolas médicas resultará desse processo, a OPS alertava,


                                        142                                                                            143
   165   166   167   168   169   170   171   172   173   174   175