Page 175 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Em termos práticos, a proposta “Gestão de Qualidade” preconiza
que o “terceiro ator” do processo de trabalho – o paciente/as comunidades,
que no modelo predominante, é/são somente objeto dos cuidados
profissionais – também assuma papel relevante na construção do
paradigma da medicina pós-flexneriana. A representação gráfica desta
nova situação, tomando como referência o esquema anterior, está exposta
na Figura 20.
Figura 20 – Representação gráfica do processo de elaboração do paradigma
pós-flexneriano
Fonte: OPS, 1997:436.
A construção deste novo paradigma, enquanto processo social
de mudança das relações que se dão entre os três polos de interesse
envolvidos no processo de trabalho, pressupõe papel importante e
insubstituível da escola médica, cuja atuação deverá se orientar, segundo a
proposta, com base nos seguintes princípios: (a) compromisso institucional
efetivo com a sociedade, o que significa concretamente a integração
com os serviços de saúde em função dos reais interesses de saúde da
população; (b) participação de docentes e alunos no sistema de prestação
de serviços, comprometidos com a busca de satisfação de necessidades
epidemiológicamente definidas; (c) condições técnico-administrativas que
permitam a permanente atualização científico-tecnológica de docentes e
alunos” (OPS, 1997).
Apesar de haver, segundo a proposta, uma disseminada
compreensão na América Latina sobre a relação das atividades e conteúdos
da educação médica com a estrutura social, “(...) as novas e enriquecedoras
contribuições das ciências da educação não geraram rupturas na rígida
estrutura da grande maioria das escolas médicas da região, embora
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