Page 175 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 175

Em termos práticos, a proposta “Gestão de Qualidade” preconiza
         que o “terceiro ator” do processo de trabalho – o paciente/as comunidades,
         que no modelo predominante, é/são somente objeto dos cuidados
         profissionais – também assuma papel relevante na construção do
         paradigma da medicina pós-flexneriana. A representação gráfica desta
         nova situação, tomando como referência o esquema anterior, está exposta
         na Figura 20.

         Figura 20 – Representação gráfica do processo de elaboração do paradigma
                            pós-flexneriano














                   Fonte: OPS, 1997:436.


               A construção deste novo paradigma, enquanto processo social
         de mudança das relações que se dão entre os três polos de interesse
         envolvidos no processo de trabalho, pressupõe papel importante e
         insubstituível da escola médica, cuja atuação deverá se orientar, segundo a
         proposta, com base nos seguintes princípios: (a) compromisso institucional
         efetivo com a sociedade, o que significa concretamente a integração
         com os serviços de saúde em função dos reais interesses de saúde da
         população; (b) participação de docentes e alunos no sistema de prestação
         de serviços, comprometidos com a busca de satisfação de necessidades
         epidemiológicamente definidas; (c) condições técnico-administrativas que
         permitam a permanente atualização científico-tecnológica de docentes e
         alunos” (OPS, 1997).
               Apesar de haver, segundo a proposta, uma disseminada
         compreensão na América Latina sobre a relação das atividades e conteúdos
         da educação médica com a estrutura social, “(...) as novas e enriquecedoras
         contribuições das ciências da educação não geraram rupturas na rígida
         estrutura da grande maioria das escolas médicas da região, embora


 146                                    147
   170   171   172   173   174   175   176   177   178   179   180