Page 178 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Os autores da proposta chamam a atenção para o fato de que esta
é uma formulação preliminar de operacionalização. Quanto à natureza
dos atores e às condições da sua ação, numa avaliação de qualidade
total, é registrado que devem ser considerados os seguintes critérios: (1)
protagonismo dos atores internos, considerando-se os fatores objetivos
e subjetivos de sua ação; (2) processo participativo, comprometendo
grupos que compartilham práticas e processos de produção comuns ou
afins; (3) análise contínua do processo educativo; (4) direcionalidade
para o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do processo educativo,
coerente com a imagem-objetivo construída; (5) problematização ativa
(identificação e explicação), caracterizando os mecanismos pelos quais
se obstacularizam os avanços para a imagem-objetivo.
Também são apontados três pré-requisitos para que se inicie um
processo de avaliação, conforme preconizado: (a) decisão e apoio da
direção superior da escola; (b) funcionamento permanente de um grupo
de coordenação da qualidade do ensino; (c) apoio externo na forma de
consultoria em gestão da qualidade total.
O trabalho, a ser realizado pela comissão coordenadora do
processo, deve compreender:
a) a condução de um permanente planejamento estratégico do
processo de avaliação total;
b) estímulo à formação de círculos de qualidade;
c) apoio às providências com vistas aos problemas identificados
pelos círculos.
A proposta de gestão da qualidade foi apresentada durante o
Encontro, através de um painel, do qual participaram, além de Roberto
P. Nogueira, expositor, representantes de quatro escolas médicas
(Montevidéu, Cali, Pinar del Rio/Cuba e Londrina) que buscaram, nos
meses anteriores ao evento, testar em suas realidades a metodologia
apresentada.
iMplantação e desenvolviMento
Por uma série de motivos, a proposta “gestão de qualidade” não
chegou a ser implantada pelas escolas médicas latino-americanas. A
própria apresentação da proposta foi problemática. Apesar do Encontro
Continental ter sido um representativo evento dos sujeitos e atores do
campo da educação médica e de ter contado com espaços para a troca
de ideias e debates da proposta, não se conseguiu despertar a atenção
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