Page 178 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Os autores da proposta chamam a atenção para o fato de que esta
         é uma formulação preliminar de operacionalização. Quanto à natureza
         dos atores e às condições da sua ação, numa avaliação de qualidade
         total, é registrado que devem ser considerados os seguintes critérios: (1)
         protagonismo dos atores internos, considerando-se os fatores objetivos
         e subjetivos de sua ação; (2) processo participativo, comprometendo
         grupos que compartilham práticas e processos de produção comuns ou
         afins; (3) análise contínua do processo educativo; (4) direcionalidade
         para o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do processo educativo,
         coerente com a imagem-objetivo construída; (5) problematização ativa
         (identificação e explicação), caracterizando os mecanismos pelos quais
         se obstacularizam os avanços para a imagem-objetivo.
               Também são apontados três pré-requisitos para que se inicie um
         processo de avaliação, conforme preconizado: (a) decisão e apoio da
         direção superior da escola; (b) funcionamento permanente de um grupo
         de coordenação da qualidade do ensino; (c) apoio externo na forma de
         consultoria em gestão da qualidade total.
               O trabalho, a ser realizado pela comissão coordenadora do
         processo, deve compreender:
              a) a condução de um permanente planejamento estratégico do
                processo de avaliação total;
              b) estímulo à formação de círculos de qualidade;
              c)  apoio às providências com vistas aos problemas identificados
                pelos círculos.
               A proposta de gestão da qualidade foi apresentada durante o
         Encontro, através de um painel, do qual participaram, além de Roberto
         P. Nogueira,  expositor, representantes  de  quatro  escolas médicas
         (Montevidéu, Cali, Pinar del Rio/Cuba e Londrina) que buscaram, nos
         meses anteriores ao evento, testar em suas realidades a metodologia
         apresentada.


               iMplantação e desenvolviMento
               Por uma série de motivos, a proposta “gestão de qualidade” não
         chegou a ser implantada pelas escolas médicas latino-americanas. A
         própria apresentação da proposta foi problemática. Apesar do Encontro
         Continental ter sido um representativo evento dos sujeitos e atores do
         campo da educação médica e de ter contado com espaços para a troca
         de ideias e debates da proposta, não se conseguiu despertar a atenção


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