Page 182 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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realizadas em Punta del Este, não há sinais, em termos metodológicos, de
continuidade com relação à proposta de gestão da qualidade da educação
médica.
A proposta que vem sendo elaborada visa a estimular e estabelecer
a cooperação entre os serviços de saúde, as comunidades e as associações
profissionais, enquanto partícipes dos processos de reforma do setor saúde
nos países e da busca da aplicação dos princípios de equidade, qualidade,
relevância e custo-efetividade. Isto deve implicar na coordenação de
ações de ensino, de pesquisa e de serviços de saúde. Há, também, a
incorporação de conceitos próprios do modelo educativo “centrado no
estudante” provenientes das experiências no âmbito da NETWORK.
Nos seus aspectos metodológicos, essa proposta cooperativa
incorpora o enfoque da educação de adultos, entendida como opção
educacional que se orienta no sentido do desenho e seleção de situações
de trabalho educativas. Além destas características, a educação de adultos é
de natureza participativa, baseada na realidade dos problemas prioritários
de saúde e voltada a estabelecer comportamentos e compromissos éticos
dos futuros e dos atuais profissionais com a sociedade e os serviços de
saúde.
Também faz parte da metodologia da proposta a educação
permanente, vista como instrumento de transformação das práticas
profissionais. A educação permanente utiliza a realidade cotidiana do
trabalho nos serviços de saúde, enfocada cientificamente e com uma
abordagem problematizadora, como fonte de novos conhecimentos. Em
essência, os conteúdos da educação permanente que constam da proposta
são os mesmos da obra de Haddad & Roschke & Davini (1994).
Como estratégias de ação, a proposta cooperativa considera as
seguintes: (a) promover a introdução de novos elementos metodológicos
para as mudanças na graduação, nos cursos de especialização e na
educação continuada; (b) buscar apoio em nível continental, com
ênfase na cooperação interinstitucional latino-americana; (c) lançar uma
convocatória ampla, dirigida às escolas médicas da América Latina e apoiar
o desenvolvimento de modelos prototípicos, para cumprirem o papel de
efeito demonstração.
A representação gráfica, exposta na Figura 22, dá uma ideia da
estrutura de desenvolvimento desta proposta cooperativa.
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