Page 182 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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realizadas em Punta del Este, não há sinais, em termos metodológicos, de
         continuidade com relação à proposta de gestão da qualidade da educação
         médica.
               A proposta que vem sendo elaborada visa a estimular e estabelecer
         a cooperação entre os serviços de saúde, as comunidades e as associações
         profissionais, enquanto partícipes dos processos de reforma do setor saúde
         nos países e da busca da aplicação dos princípios de equidade, qualidade,
         relevância e custo-efetividade. Isto deve implicar na coordenação de
         ações de ensino, de pesquisa  e de serviços de saúde. Há, também, a
         incorporação de conceitos próprios do modelo educativo “centrado no
         estudante” provenientes das experiências no âmbito da NETWORK.
               Nos seus aspectos metodológicos, essa proposta cooperativa
         incorpora o enfoque da educação de adultos, entendida como opção
         educacional que se orienta no sentido do desenho e seleção de situações
         de trabalho educativas. Além destas características, a educação de adultos é
         de  natureza participativa, baseada na realidade dos problemas prioritários
         de saúde e voltada a estabelecer comportamentos e compromissos éticos
         dos futuros e dos atuais profissionais com a sociedade e os serviços de
         saúde.
               Também faz parte da metodologia da proposta a educação
         permanente, vista como instrumento de transformação das práticas
         profissionais. A educação permanente utiliza a realidade cotidiana do
         trabalho nos serviços de saúde, enfocada cientificamente e com uma
         abordagem problematizadora, como fonte de novos conhecimentos. Em
         essência, os conteúdos da educação permanente que constam da proposta
         são os mesmos da obra de Haddad & Roschke & Davini (1994).
               Como estratégias de ação, a proposta cooperativa considera as
         seguintes: (a) promover a introdução de novos elementos metodológicos
         para  as  mudanças na graduação,  nos cursos de especialização  e  na
         educação  continuada; (b)  buscar apoio em nível continental,  com
         ênfase na cooperação interinstitucional latino-americana; (c) lançar uma
         convocatória ampla, dirigida às escolas médicas da América Latina e apoiar
         o desenvolvimento de modelos prototípicos, para cumprirem o papel de
         efeito demonstração.
               A representação gráfica, exposta na Figura 22, dá uma ideia da
         estrutura de desenvolvimento desta proposta cooperativa.



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