Page 186 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 186

sua própria fonte geradora, a OPS. Como já se observou, houve mudanças
         importantes no período imediatamente posterior ao anúncio da proposta,
         que levaram à desestabilização do seu núcleo intelectual e operativo. Se
         sua elaboração tivesse envolvido, de forma mais coletiva, atores inseridos
         nos processos reais da formação de médicos, talvez houvesse base de
         sustentação e/ou massa crítica suficiente para dar prosseguimento à sua
         implantação e aprimoramento.
               Em segundo lugar, houve problemas em relação às audiências
         preferenciais às quais a proposta se dirigiu, constituídas pelas entidades
         nacionais e internacionais de educação médica atuantes no cenário
         latino-americano. Por ocasião do lançamento da ideia, elas já enfrentavam
         sérias dificuldades, que ameaçavam sua capacidade de dar  sustentação a
         qualquer proposta. Ou seja, apesar de haver disposição inédita de atuação
         conjunta, a FEPAFEM e a ALAFEM não tiveram condições de implementar
         as ações necessárias à operacionalização da proposta.
               Enfim, a única maneira de conferir materialidade institucional à
         proposta seria conseguir ultrapassar o âmbito das entidades representativas
         e levá-la a se instalar diretamente nas escolas médicas.
               Particularmente  no  que  se  refere  ao  Brasil,  dependendo  das
         definições metodológicas que seus promotores venham a fazer sobre
         o projeto na sua Fase III, talvez a experiência da CINAEM possa ser
         considerada como de continuidade, pelo menos em termos conceituais,
         da proposta “Gestão de Qualidade”, formulada pela OPS.

























                                        158                                                                            PB
   181   182   183   184   185   186   187   188   189   190   191