Page 190 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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A origem, a área de atuação e os antecedentes imediatos de
cada uma das propostas serão analisados de forma integrada. Quanto
à origem, identificada através da nacionalidade dos “fundadores” e dos
seus principais autores, bem como através das fontes bibliográficas
que forneceram os elementos teórico-metodológicos centrais de cada
uma delas, verifica-se que as propostas UNI e Gestão de Qualidade são
essencialmente latino-americanas. Já as propostas Changing e Network
se originam na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá.
O fato de que o projeto EMA tenha contribuído de forma
significativa para a Conferência de Edimburgo de 1988 – fonte da proposta
Changing –, que tenha havido participação de algumas instituições
latino-americanas e da OPS, na reunião de criação da Network, e que
esta tenha sido realizada em país caribenho, não permitiria afirmar a
origem latino-americana destas propostas. A recíproca também vale para
a proposta UNI, pois identificar a participação da Fundação Kellogg no
patrocínio de iniciativas semelhantes, nos Estados Unidos e na África do
Sul, não significa apontar que esta proposta tenha raízes norte-americanas
mesmo quando parcela significativa do seu suporte financeiro provenha
de instituição sediada nos EUA.
A preocupação com a identificação da origem geopolítica das
propostas serve para ajudar a contextualizá-las, o que contribui para
a compreensão da natureza de cada uma. As fronteiras dos países já
deixaram há muito tempo de constituir barreiras à internacionalização
do conhecimento, da tecnologia e das práticas no campo da saúde e,
especificamente, no da educação médica. Assim, como apontam vários
autores, a produção e a administração do conhecimento em saúde estão
transnacionalizadas e suas categorias de análise requerem um enfoque
de saúde internacional.
Reconhecer essa transnacionalização não significa assumir a
concepção idealizada de um conhecimento universal. Esta é uma posição
que, muitas vezes, está a serviço do discurso mistificador em defesa de
uma universidade a-histórica e politicamente “neutra”. Na realidade, o
que se verifica é uma alta concentração da capacidade de geração de
conhecimento em saúde, restrita a um grupo reduzido de países, detentores
de significativa proporção do investimento mundial em pesquisa. Os
mesmos países onde se verifica altíssima concentração de capital dedicado
à organização e à manutenção dos serviços de saúde – principalmente
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