Page 193 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Quanto ao financiamento, não se dispõe de dados sobre o montante
de recursos próprios aplicados na operação das propostas pelas instituições
envolvidas. Seguramente, trata-se de valores superiores aos externos,
provenientes das organizações que promovem e/ou apoiam as iniciativas.
No entanto, as informações existentes indicam a presença destacada da
Fundação Kellogg no apoio a três das quatro propostas, especialmente
no que se refere ao Programa UNI. As dezenas de milhões de dólares,
aplicados nesta proposta, vêm representando um “seed money” decisivo
para o desenvolvimento dos projetos abrangidos por ela, servindo também
para o apoio à implantação da proposta Network na América Latina.
A análise relativa aos principais atores institucionais e aos principais
sujeitos das propostas revela rica diversidade. Há, evidentemente, o
predomínio de sujeitos do campo universitário, mas os serviços de saúde,
a comunidade e as entidades profissionais também se fazem presentes. É
importante observar que todas as propostas, com maior ou menor grau
de explicitação e aprofundamento, preconizam relações de parceria entre
atores e sujeitos dos diversos campos.
A presença deste conceito – a parceria – traduzido, em sentido
amplo, como alianças políticas com fins específicos, demonstra ser
generalizado o entendimento de que as mudanças na educação médica,
dependendo do seu plano de profundidade, implicam em mudança nas
relações de poder, na correlação de forças políticas e em luta contra-
hegemônica.
A proposta que mais se deteve em análises e considerações
políticas dessa ordem foi a Gestão de Qualidade, embora, ao mesmo
tempo, tenha sido a que menos se ocupou em desenhar operações a
respeito. A Network reduz-se, na prática, a parcerias entre professores e
alunos universitários. Apesar de imprescindíveis e potentes para atuar no
terreno específico das relações de ensino, isoladamente estas parcerias
não têm força suficiente para ultrapassar os limites das inovações ou de
processos de modernização das metodologias de ensino-aprendizagem.
A rede Network, ou pelo menos alguns dos seus sujeitos, dão sinais de
já haver percebido esta debilidade e buscam resgatar o seu componente
“community-oriented” para se fortalecer.
As propostas Changing e a Gestão de Qualidade, esta com menor
ênfase, preconizam parcerias entre atores/sujeitos do meio universitário,
dos serviços de saúde e das entidades médicas. A proposta Changing
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