Page 197 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Não se trata de repetir a análise sobre o grau de articulação e
de coerência que o arcabouço teórico-metodológico de cada proposta
alcançou. A observação das informações contidas no quadro permite
identificar a distribuição dos conceitos e instrumentos metodológicos entre
as propostas (visualização horizontal), bem como a importância conferida
a cada um deles no interior de cada proposta (visualização vertical). A
articulação e coerência entre esses elementos conceituais e metodológicos
foi objeto de análise nos capítulos pertinentes.
Considerando as características de cada proposta, a análise feita
sobre cada uma e a análise das características fundacionais, evidencia-se
a maior consistência da proposta UNI ao nível teórico-conceitual e em
suas bases estruturais.
A análise das estratégias preconizadas e/ou desenvolvidas permitiu
a identificação das doze principais, apresentadas no Quadro 9.
Quadro 9 – Principais estratégias preconizadas e/ou desenvolvidas pelas
propostas e sua valoração.
UNI CHANGING NETWORK GESTÃO DE
QUALIDADE
Abordagem multiprofissional +++ - - -
Aprendizagem baseada em + + +++ -
problemas (ABP/PBL)
Autoavaliação como - - - +++
estratégia de mudança
Autossustentabilidade +++ - + -
progressiva e
institucionalização dos
processos
Comunicação e disseminação +++ + +++ -
Educação permanente/ + + ++ +++
contínua
Parceria professores/alunos/ - - ++ -
comunidade
Parceria universidade/serviços +++ - + -
de saúde/comunidade
Parceria universidade/serviços - +++ - +++
de saúde/entidades médicas
Pesquisa-ação colaborativa - +++ + -
Pró-atividade dos formuladores +++ ++ + ++
Programa de apoio +++ - + -
permanente às iniciativas
de mudança
Trabalho em rede ++ + +++ -
(-) nenhuma importância; (+) pouca importância; (++) importância razoável; (+++) muita importância
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