Page 197 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 197

Não se trata de repetir a análise sobre o grau de articulação e
         de coerência que o arcabouço teórico-metodológico de cada proposta
         alcançou. A observação das informações contidas no quadro permite
         identificar a distribuição dos conceitos e instrumentos metodológicos entre
         as propostas (visualização horizontal), bem como a importância conferida
         a cada um deles no interior de cada proposta (visualização vertical). A
         articulação e coerência entre esses elementos conceituais e metodológicos
         foi objeto de análise nos capítulos pertinentes.
               Considerando as características de cada proposta, a análise feita
         sobre cada uma e a análise das características fundacionais, evidencia-se
         a maior consistência da proposta UNI ao nível teórico-conceitual e em
         suas bases estruturais.
               A análise das estratégias preconizadas e/ou desenvolvidas  permitiu
         a identificação das doze principais, apresentadas no Quadro 9.

         Quadro 9 – Principais estratégias preconizadas e/ou desenvolvidas pelas
                            propostas e sua valoração.
                               UNI    CHANGING       NETWORK           GESTÃO DE
                                                                      QUALIDADE
          Abordagem multiprofissional  +++            -              -       -
          Aprendizagem baseada em      +            +           +++       -
          problemas (ABP/PBL)
          Autoavaliação como  -            -              -                  +++
          estratégia de mudança
          Autossustentabilidade    +++            -             +       -
          progressiva e
          institucionalização dos
          processos
          Comunicação e disseminação  +++            +           +++       -
          Educação permanente/     +            +            ++                  +++
          contínua
          Parceria professores/alunos/      -            -            ++       -
          comunidade
          Parceria universidade/serviços  +++            -             +       -
          de saúde/comunidade
          Parceria universidade/serviços      -         +++              -                   +++
          de saúde/entidades médicas
          Pesquisa-ação colaborativa     -         +++             +       -
         Pró-atividade dos formuladores   +++           ++             +                    ++
          Programa de apoio      +++            -             +       -
          permanente às iniciativas
          de mudança
          Trabalho em rede       ++            +           +++       -
         (-) nenhuma importância; (+) pouca importância; (++) importância razoável; (+++) muita importância


 168                                    169
   192   193   194   195   196   197   198   199   200   201   202