Page 200 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Tomando por base a proposta UNI e levando em conta a análise
         elaborada a seu respeito, apontam-se os seguintes elementos que poderiam
         estar sendo criticamente avaliados e, talvez, incorporados por ela:
               . quanto ao ideário: o marco conceitual da educação médica na
                América Latina, desenvolvido ao longo da trajetória de elaboração
                da  proposta Gestão de Qualidade; a aprendizagem baseada
                em problemas (ABP), desenvolvida pela Network; o conceito
                de responsabilidade social da escola médica, com suas quatro
                categorias: relevância, qualidade, custo-efetividade e equidade,
                desenvolvido pela Changing.
               . quanto à gestão: o planejamento estratégico de recursos humanos
                em saúde, desenvolvido pela proposta Gestão de Qualidade; a
                avaliação de experiências educacionais inovadoras, desenvolvida
                pela Network; as ações colaborativas multicêntricas, preconizadas
                pela Changing.
               Ainda quanto aos limites internos, detectou-se que as propostas
         não delinearam estratégias específicas para introduzir mudanças na base
         material mais relevante do modelo hegemônico, representada pelo hospital
         universitário.  Neste,  verdadeiro  “bunker”  do  paradigma  flexneriano,
         desenvolvem-se atividades de ensino-aprendizagem que devem ser objeto
         de atenção. No caso específico das mudanças ocorridas em Londrina, por
         exemplo, não houve o envolvimento do internato médico no desenho
         do novo modelo acadêmico e só muito recentemente passou a ocorrer
         o envolvimento da gestão do hospital universitário nos processos de
         construção do novo modelo de atenção. Provavelmente esta lacuna é
         decorrente de análises acertadas sobre a correlação de forças existentes,
         que desaconselham iniciativas nestes terrenos no momento atual. No
         entanto, a ausência de estratégias específicas não ajuda a acumular recursos
         para intervenções futuras.
               Além dos limites localizados no âmbito “interno” das propostas,
         suas possibilidades de desenvolver processos sustentáveis de mudanças,
         principalmente as mais profundas, dependem também e em grande
         medida, das estruturas sociais e das conjunturas econômicas, sociais e
         políticas, nacionais e latino-americana.
               No que se refere ao contexto latino-americano, do ponto de vista
         econômico, verificam-se, na maioria dos países, tendências de estabilização
         e superação dos processos inflacionários. Com eclosão de crises, como a do


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