Page 205 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Quadro 10 – Características  da  educação  continuada  e  da educação permanente

           Características   Educação Continuada       Educação Permanente
             Público-alvo       uniprofissional            multiprofissional
          Inserção no mercado   prática autônoma      prática institucionalizada
             de trabalho
              Enfoque        temas de especialidades           problemas de saúde
           Objetivo principal  atualização técnico-científica  transformação das práticas
                                                              técnicas e sociais
            Periodicidade         esporádica                       contínua
             Metodologia     pedagogia da transmissão   pedagogia centrada na resolução
                           (geralmente através de aulas,   de problemas (geralmente
                            conferências, palestras), em   através da supervisão dialogada,
                           locais diferentes dos ambientes   oficinas de trabalho), efetuada
                                 de trabalho.       nos mesmos ambientes de
                                                                     trabalho.
             Resultados    apropriação passiva do saber   mudança organizacional;
                           científico; aperfeiçoamento das   apropriação ativa do saber
                          práticas individuais     científico; fortalecimento das
                                                       ações em equipe
         Fonte: Almeida, 1997

               Ou seja, sem pretender assumir uma visão maniqueísta, há indícios
         de que a educação continuada serve mais aos propósitos de manutenção
         do modelo médico hegemônico, enquanto a educação permanente é mais
         coerente com as mudanças preconizadas para a educação médica, em
         especial as da proposta UNI e Gestão de Qualidade. Cabe aprofundar as
         análises a respeito e, talvez, reorientar planos de ação em andamento.

               3. É amplamente reconhecido que as relações externas
         desempenham importante papel nos esforços de mudança. Não só no
         sentido do estabelecimento de intercâmbios, através dos quais trocas de
         experiências são realizadas, mas também no que se refere ao fortalecimento
         mútuo e à disseminação de resultados.
               A debilidade político-institucional dos mecanismos tradicionais
         de articulação externa, representados pelas entidades nacionais e
         supranacionais de educação médica, somado ao fato deles serem,
         geralmente, canais mais afetos à representação dos modelos hegemônicos,
         tem levado a um interesse crescente pela modalidade de trabalho em Rede.


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