Page 210 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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cursos da área de saúde não estão sendo suficientemente acompanhadas
e apoiadas, apesar de se reconhecer seu caráter estratégico para o futuro
da área”. Neste sentido, os autores apresentaram a proposta de criação
de uma Rede interinstitucional, de âmbito latino-americano, voltada ao
estudo e apoio aos processos que vêm ocorrendo.
Em síntese, a proposição é de que a área de saúde coletiva
aprofunde sua análise a respeito das experiências em andamento.
7. A construção de parcerias contra-hegemônicas entre estudantes,
professores, profissionais dos serviços e usuários exige que esta se paute
numa ética da saúde como função pública. Segundo Rodriguez Neto
(1996), “(...) a celebração de alianças sólidas corresponde a uma nova ética
de responsabilidade, de solidariedade e de qualidade”. Nos últimos anos
vêm sendo publicados livros introduzindo o tema da bioética no cenário
brasileiro e latino-americano (BERLINGUER, 1991; GARRAFA, 1995).
Contudo, apesar de ter tudo a ver com os propósitos de mudança
na educação, esta temática está praticamente ausente das propostas
analisadas. Há breves referências a respeito, ainda marcadas pelo enfoque
da ética deontológica, geralmente quando se aborda a dimensão atitudinal
dos novos perfis profissionais preconizados. No entanto, o interesse que o
tema desperta, principalmente entre os estudantes, indica um potencial de
mobilização que não está sendo devidamente incorporado nos conteúdos
das propostas de mudança.
8. A proposta UNI, por ser a única dentre as analisadas que é
operacionalizada através de projetos locais, corre o risco de cair “na
armadilha da extensão” (MISOCZKY, 1993; BOTOMÉ, 1996). A maioria dos
projetos situa-se, quanto à estrutura acadêmico-administrativa universitária,
nos gabinetes dos reitores, dos diretores de centros de ciências da saúde,
faculdades, escolas ou junto às coordenadorias de ensino, pesquisa ou
de extensão. Dentre estes, alguns projetos estabeleceram acriticamente
vínculos com as Pró-Reitorias de extensão das respectivas universidades.
Outros, a exemplo da Bahia e de Rionegro, desenvolvem interações
que vêm resultando em transformações das políticas de extensão das
respectivas universidades como um todo.
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