Page 212 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Não se desmerece, por exemplo, o importante papel que os
hospitais universitários representam na realidade brasileira, mesmo sem
atuar como deveriam, junto à rede de serviços na constituição do SUS.
Mas questiona-se, por exemplo, a representação da universidade junto aos
Conselhos Municipais de Saúde, papel geralmente desempenhado pela
direção do hospital universitário, com restrita preocupação em discutir
nos Conselhos questões centrais do papel social da universidade, como
é o caso da formação de recursos humanos em saúde.
Em segundo lugar, cabe indagar sobre a pertinência do ideário
UNI servir como uma contribuição às outras áreas da universidade que
enfrentam desafios internos e externos. Existe a urgente necessidade de
identificar estratégias de transição para enfrentar as novas demandas que
a sociedade vem expressando e que, em síntese, são no sentido de que
a universidade combine excelência técnica com relevância social.
Afinal, repensar a educação médica implica, na medida em que as
mudanças obtidas sejam relevantes, em também repensar a universidade,
pois seu imobilismo pode ameaçar a sustentabilidade das próprias
conquistas obtidas.
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