Page 208 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Maguerez. Ultimamente, com base na experiência de sua aplicação no
         curso de medicina, através do curso de mestrado em educação da UEL,
         professores de vários outros cursos vêm desenvolvendo iniciativas, cujas
         sistematizações já resultaram na publicação de duas edições especiais da
         Revista Semina.
               Vislumbra-se  a  perspectiva  de  conflitos  acadêmicos  em  torno
         da adoção dessas metodologias, que poderão ser superados, desde
         que a condição tecnológica já melhor desenvolvida da ABP não leve à
         subordinação do desenvolvimento da metodologia da problematização.

               5. O estudo realizado se refere à educação médica na América Latina
         e, neste campo, identificam-se sentimentos de solidariedade internacional
         que buscam preservar valores culturais e políticos próprios de uma
         identidade latino-americana. Mas o fenômeno da globalização e a criação
         dos blocos econômicos regionais (MERCOSUL, PACTO ANDINO) podem
         limitar esse processo. Em tempos pós-guerra fria (com exceção das relações
         dos EUA com Cuba), os processos de internacionalização econômica
         necessitam anular barreiras (vide ALCA x MERCOSUL) e identidades.
               Com isso, as relações sul-sul, entre as escolas e educadores médicos
         dos países latino-americanos, tenderiam a diminuir de intensidade, sendo
         substituídas pelas relações norte-sul. Aliás, esta não seria uma tendência
         nova. O que é novo é o grau de intensidade que as relações norte-sul
         podem adquirir, anulando as relações sul-sul.
               Na base desses processos estão as relações econômicas (por
         exemplo, ALCA x MERCOSUL), mas estas também sofrem influências do
         cultural e do político. E a educação médica, fazendo parte do mundo da
         cultura e do mundo da política, qual papel joga nesse processo? Qual é a
         especificidade do objeto “educação médica latino-americana”? A questão
         parece ser pertinente tanto para fins teóricos como para fins de ação
         política e programática, principalmente para aqueles que estão envolvidos
         em propostas dirigidas à América Latina.

               6. As relações entre os departamentos de medicina preventiva,
         social ou de saúde pública e os projetos UNI são heterogêneas. Variam
         de participação ativa à oposição, situações que se devem, sobretudo,
         a particularidades político-institucionais existentes em cada realidade
         concreta.


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