Page 201 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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México, em 1995, e a do Brasil, em 1998, mas com sinais de retomada do
         crescimento ou da sua continuidade, a exemplo do Chile, embora persistam
         realidades, como é o caso da Nicarágua, de estagnação econômica.
               Do ponto de vista social, há realidades também diversas, verificando-
         se situações de agravamento ou de atenuação das tendências de exclusão
         social, condicionadas pelas medidas de ajuste econômico, de redução dos
         gastos públicos e pelas políticas sociais desenvolvidas.
               Do ponto de vista político, fortalecem-se, nos anos 1990, os
         processos de democratização dos países, ainda que, em alguns, como no
         Peru, na Colômbia e na Nicarágua, ocorram momentos e processos de
         agudização da violência social e dos conflitos políticos, colocando em risco
         a legalidade dos seus regimes e governos. De maneira geral, os analistas
         políticos consideram que em nenhum dos países da América Latina houve
         a consolidação da democracia, ainda constantemente ameaçada pelos
         graves desequilíbrios econômicos e pela injustiça social.
               De forma direta e indireta este contexto exerce impacto sobre as
         instituições e as comunidades que participam das propostas, geralmente
         agregando maiores dificuldades ao desenvolvimento dos processos.
         A fragilidade das entidades nacionais e supranacionais do campo da
         educação  médica,  por  exemplo,  tem  dificultado  a  constituição  de
         movimentos pela mudança.
               As entidades se limitam à promoção de eventos, periódicos ou
         episódicos, e as propostas de mudança não têm, ainda, densidade político-
         institucional suficiente para desencadear movimentos de mudança, para
         imprimir novos rumos às entidades e muito menos às políticas públicas,
         embora ocorram iniciativas no sentido de interferir nestas situações, como
         é o caso das que vêm sendo tomadas pela Rede UNIDA. Identificando
         facilidades no contexto nacional, os projetos UNI brasileiros contribuíram,
         de forma decisiva, para a constituição desse novo ator institucional que,
         interagindo com os outros segmentos atuantes no processo da RSB, vem
         adquirindo crescente densidade social e credibilidade política junto às
         esferas de decisão das políticas públicas brasileiras.
               Deve-se considerar que os limites e as possibilidades das propostas
         de mudança não são estáticos, definitivos. São situações que estão em
         permanente evolução, na dependência das condições externas e das
         dinâmicas dos processos internos. No caso da proposta Gestão de
         Qualidade, por exemplo, o acúmulo de fatores limitantes, externos e


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