Page 201 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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México, em 1995, e a do Brasil, em 1998, mas com sinais de retomada do
crescimento ou da sua continuidade, a exemplo do Chile, embora persistam
realidades, como é o caso da Nicarágua, de estagnação econômica.
Do ponto de vista social, há realidades também diversas, verificando-
se situações de agravamento ou de atenuação das tendências de exclusão
social, condicionadas pelas medidas de ajuste econômico, de redução dos
gastos públicos e pelas políticas sociais desenvolvidas.
Do ponto de vista político, fortalecem-se, nos anos 1990, os
processos de democratização dos países, ainda que, em alguns, como no
Peru, na Colômbia e na Nicarágua, ocorram momentos e processos de
agudização da violência social e dos conflitos políticos, colocando em risco
a legalidade dos seus regimes e governos. De maneira geral, os analistas
políticos consideram que em nenhum dos países da América Latina houve
a consolidação da democracia, ainda constantemente ameaçada pelos
graves desequilíbrios econômicos e pela injustiça social.
De forma direta e indireta este contexto exerce impacto sobre as
instituições e as comunidades que participam das propostas, geralmente
agregando maiores dificuldades ao desenvolvimento dos processos.
A fragilidade das entidades nacionais e supranacionais do campo da
educação médica, por exemplo, tem dificultado a constituição de
movimentos pela mudança.
As entidades se limitam à promoção de eventos, periódicos ou
episódicos, e as propostas de mudança não têm, ainda, densidade político-
institucional suficiente para desencadear movimentos de mudança, para
imprimir novos rumos às entidades e muito menos às políticas públicas,
embora ocorram iniciativas no sentido de interferir nestas situações, como
é o caso das que vêm sendo tomadas pela Rede UNIDA. Identificando
facilidades no contexto nacional, os projetos UNI brasileiros contribuíram,
de forma decisiva, para a constituição desse novo ator institucional que,
interagindo com os outros segmentos atuantes no processo da RSB, vem
adquirindo crescente densidade social e credibilidade política junto às
esferas de decisão das políticas públicas brasileiras.
Deve-se considerar que os limites e as possibilidades das propostas
de mudança não são estáticos, definitivos. São situações que estão em
permanente evolução, na dependência das condições externas e das
dinâmicas dos processos internos. No caso da proposta Gestão de
Qualidade, por exemplo, o acúmulo de fatores limitantes, externos e
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