Page 199 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Aliás, a respeito do conceito de mudança, enquanto processo ou
         enquanto categoria de análise, observou-se uma debilidade comum a todas
         as propostas. As propostas UNI e Gestão de Qualidade são as que mais
         se detêm em considerações a respeito, utilizando diferentes referenciais
         teóricos, mas não chegam a apresentar formulações consistentes e
         aprofundadas. A tentativa de categorização das mudanças em três planos
         de profundidade, conforme introduzida neste estudo, ajudou na análise
         dos processos e resultados parciais obtidos pelas propostas, embora se
         reconheça que deva ser aprimorada.
               A análise das estratégias preconizadas e/ou desenvolvidas, bem
         como a análise sobre as respectivas concepções e estruturas, não têm
         o propósito de estabelecer uma competição entre as propostas. Mesmo
         porque a interação que vem se verificando entre elas configura processos
         de troca e de diálogo entre seus atores e sujeitos. Mas é importante
         diferenciá-las, para evitar as consequências de uma promiscuidade
         política e teórico-metodológica que dificultaria  sua compreensão. É
         importante compreendê-las para delas extrair elementos que ajudem na
         ação transformadora sobre a educação médica. Ação transformadora que,
         conforme já se sabe, é um processo permanente de conflito e cooperação,
         em todos os âmbitos, entre forças sociais com distintos projetos políticos
         no campo da saúde.
               Um traço comum das propostas é a identificação do cenário
         internacional como espaço importante de intervenção política. A
         participação em eventos nesse âmbito tem se constituído em uma
         oportunidade de interação entre elas.
               Este estudo, ao contribuir para uma melhor compreensão acerca
         das propostas, fornece elementos para o fortalecimento do diálogo
         entre elas. Diálogo que já existia, instituído pelos atores das propostas,
         independentemente das ações desta pesquisa. No entanto, como nem
         mesmo os diálogos são política e ideologicamente neutros, existe sempre
         o perigo de se converterem em instrumentos de dominação. Espera-se que
         este estudo sirva para subsidiar a construção de interações sob o enfoque
         independente-cooperativo do campo da saúde internacional.
               Considerando os limites e as possibilidades das propostas, a
         interação entre elas pode resultar em seu fortalecimento, sobretudo no
         que diz respeito às limitações internas, localizadas nas bases teóricas,
         metodológicas e na gestão das propostas.


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