Page 199 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Aliás, a respeito do conceito de mudança, enquanto processo ou
enquanto categoria de análise, observou-se uma debilidade comum a todas
as propostas. As propostas UNI e Gestão de Qualidade são as que mais
se detêm em considerações a respeito, utilizando diferentes referenciais
teóricos, mas não chegam a apresentar formulações consistentes e
aprofundadas. A tentativa de categorização das mudanças em três planos
de profundidade, conforme introduzida neste estudo, ajudou na análise
dos processos e resultados parciais obtidos pelas propostas, embora se
reconheça que deva ser aprimorada.
A análise das estratégias preconizadas e/ou desenvolvidas, bem
como a análise sobre as respectivas concepções e estruturas, não têm
o propósito de estabelecer uma competição entre as propostas. Mesmo
porque a interação que vem se verificando entre elas configura processos
de troca e de diálogo entre seus atores e sujeitos. Mas é importante
diferenciá-las, para evitar as consequências de uma promiscuidade
política e teórico-metodológica que dificultaria sua compreensão. É
importante compreendê-las para delas extrair elementos que ajudem na
ação transformadora sobre a educação médica. Ação transformadora que,
conforme já se sabe, é um processo permanente de conflito e cooperação,
em todos os âmbitos, entre forças sociais com distintos projetos políticos
no campo da saúde.
Um traço comum das propostas é a identificação do cenário
internacional como espaço importante de intervenção política. A
participação em eventos nesse âmbito tem se constituído em uma
oportunidade de interação entre elas.
Este estudo, ao contribuir para uma melhor compreensão acerca
das propostas, fornece elementos para o fortalecimento do diálogo
entre elas. Diálogo que já existia, instituído pelos atores das propostas,
independentemente das ações desta pesquisa. No entanto, como nem
mesmo os diálogos são política e ideologicamente neutros, existe sempre
o perigo de se converterem em instrumentos de dominação. Espera-se que
este estudo sirva para subsidiar a construção de interações sob o enfoque
independente-cooperativo do campo da saúde internacional.
Considerando os limites e as possibilidades das propostas, a
interação entre elas pode resultar em seu fortalecimento, sobretudo no
que diz respeito às limitações internas, localizadas nas bases teóricas,
metodológicas e na gestão das propostas.
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