Page 195 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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renovadores dos serviços, da academia e as parcelas progressistas da
         comunidade residente nas áreas de atuação dos projetos, têm interagido,
         ampliado  seu  grau  de  organização  e  aumentado  sua  capacidade  de
         intervenção nos terrenos social, cultural e político.
               Trata-se de parcerias conflitivas, contraditórias em muitos momentos,
         o que é característico da natureza política dos processos de mudança
         social e organizacional, como ocorre em vários processos/projetos UNI.
         Através delas e fruto da heterogeneidade entre os parceiros, vêm sendo
         elaboradas linguagens comuns, num evidente processo de construção de
         novas identidades. Durante a realização dos seminários de sistematização
         do Programa UNI, verificou-se, conforme relatado na Análise da Proposta,
         uma fortalecida capacidade de análise e de elaboração teórica adquirida
         pelos parceiros da proposta.
               Além disso, dentre os sujeitos, merece registro o papel protagônico
         desempenhado pelos estudantes, tanto na proposta UNI, como na
         Network, sem falar da sua atuação decisiva no Projeto CINAEM, conforme
         assinalado. O seu deslocamento da condição de objeto de ensino para a
         de sujeito dos processos de aprendizagem vem resultando em processos
         que dão razão às análises de Juan César García. Novas relações técnicas e
         sociais entre os agentes de ensino são decisivas para promover mudanças
         nos processos de produção de médicos.
               Os principais conceitos e instrumentos metodológicos de
         cada proposta, identificados nas análises elaboradas nos capítulos
         correspondentes, estão sinteticamente apresentados no Quadro 8.
               A valoração, expressada em número de cruzes conferidas a cada
         um dos oito conceitos e oito instrumentos metodológicos, fundamenta-
         se na análise feita sobre as bases teórico-conceituais e metodológicas
         de cada uma das propostas. É assumida a forte carga de subjetividade
         que esta valoração contém. Até mesmo por que além de se embasar nos
         dados e informações coletados, a valoração conferida está influenciada
         também pelo processo vivenciado junto aos projetos UNI brasileiros,
         particularmente o de Londrina. Neste caso, há extensa bibliografia que
         registra praticamente todos os momentos da experiência em curso e
         recentemente, a exemplo de outros projetos UNI, iniciou a sistematização
         mais global e integrada dos processos e resultados alcançados (SOARES
         et al., 1997; TURINI & BADUY, 1997; CONSUL, 1997; GIL et al., 1997b;
          ITO et al., 1997).  O número de cruzes corresponde a uma escala de
          menor para maior importância, conferida aos conceitos e aos instrumentos
          metodológicos, por cada uma das propostas.


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