Page 195 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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renovadores dos serviços, da academia e as parcelas progressistas da
comunidade residente nas áreas de atuação dos projetos, têm interagido,
ampliado seu grau de organização e aumentado sua capacidade de
intervenção nos terrenos social, cultural e político.
Trata-se de parcerias conflitivas, contraditórias em muitos momentos,
o que é característico da natureza política dos processos de mudança
social e organizacional, como ocorre em vários processos/projetos UNI.
Através delas e fruto da heterogeneidade entre os parceiros, vêm sendo
elaboradas linguagens comuns, num evidente processo de construção de
novas identidades. Durante a realização dos seminários de sistematização
do Programa UNI, verificou-se, conforme relatado na Análise da Proposta,
uma fortalecida capacidade de análise e de elaboração teórica adquirida
pelos parceiros da proposta.
Além disso, dentre os sujeitos, merece registro o papel protagônico
desempenhado pelos estudantes, tanto na proposta UNI, como na
Network, sem falar da sua atuação decisiva no Projeto CINAEM, conforme
assinalado. O seu deslocamento da condição de objeto de ensino para a
de sujeito dos processos de aprendizagem vem resultando em processos
que dão razão às análises de Juan César García. Novas relações técnicas e
sociais entre os agentes de ensino são decisivas para promover mudanças
nos processos de produção de médicos.
Os principais conceitos e instrumentos metodológicos de
cada proposta, identificados nas análises elaboradas nos capítulos
correspondentes, estão sinteticamente apresentados no Quadro 8.
A valoração, expressada em número de cruzes conferidas a cada
um dos oito conceitos e oito instrumentos metodológicos, fundamenta-
se na análise feita sobre as bases teórico-conceituais e metodológicas
de cada uma das propostas. É assumida a forte carga de subjetividade
que esta valoração contém. Até mesmo por que além de se embasar nos
dados e informações coletados, a valoração conferida está influenciada
também pelo processo vivenciado junto aos projetos UNI brasileiros,
particularmente o de Londrina. Neste caso, há extensa bibliografia que
registra praticamente todos os momentos da experiência em curso e
recentemente, a exemplo de outros projetos UNI, iniciou a sistematização
mais global e integrada dos processos e resultados alcançados (SOARES
et al., 1997; TURINI & BADUY, 1997; CONSUL, 1997; GIL et al., 1997b;
ITO et al., 1997). O número de cruzes corresponde a uma escala de
menor para maior importância, conferida aos conceitos e aos instrumentos
metodológicos, por cada uma das propostas.
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