Page 196 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 196

Quadro 8 – Principais conceitos e instrumentos metodológicos concebidos pelas
                           propostas e sua valoração.
          CONCEITO (c)
          OU INSTRUMENTO       UNI    CHANGING       NETWORK         GESTÃO DE
         METODOLÓGICO (im)                                          QUALIDADE
         Articulação biológico-      +           -             -              ++
         social (c)
         Avaliação como instru-    ++           +             -              ++
         mento de mudança (im)
         Capacitação pedagógica (im)   +++           +                       +++                -
         Desenvolvimento da    +++           ++           ++                +
         liderança (im)
         Desenvolvimento integrado    +++           -             -                -
         de modelos acadêmicos e
         de modelos de atenção (im)
         Educação centrada no      +           -          +++                -
         estudante (c)
         Educação orientada para a     ++           +           +++                -
         comunidade (c)
         Gestão estratégica (im)     ++           -            -                ++
         Interdisciplinaridade (c)     ++           +          +++                ++
         Intersetorialidade (c)      ++           +            +                ++
         Metodologias ativas de      ++           +          +++                -
         ensino-aprendizagem
         (incluído o PBL) (im)
         Multiprofissionalismo (c)    +++            -            +                -
         Pesquisa como instru-      -         +++            +                -
         mento de mudança (im)
         Planejamento estratégico (im)   ++           +             -              +++
         Relações entre prática,     ++           +            +              +++
         educação médica e
         estrutura social (c)
         Responsabilidade social da     +        +++            +                ++
         escola (equidade, qualidade,
         relevância, custo-efetividade)
         (c)

         (-) nenhuma importância; (+) pouca importância; (++) importância razoável; (+++) muita importância


                                        168                                                                            169
   191   192   193   194   195   196   197   198   199   200   201