Page 196 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 196
Quadro 8 – Principais conceitos e instrumentos metodológicos concebidos pelas
propostas e sua valoração.
CONCEITO (c)
OU INSTRUMENTO UNI CHANGING NETWORK GESTÃO DE
METODOLÓGICO (im) QUALIDADE
Articulação biológico- + - - ++
social (c)
Avaliação como instru- ++ + - ++
mento de mudança (im)
Capacitação pedagógica (im) +++ + +++ -
Desenvolvimento da +++ ++ ++ +
liderança (im)
Desenvolvimento integrado +++ - - -
de modelos acadêmicos e
de modelos de atenção (im)
Educação centrada no + - +++ -
estudante (c)
Educação orientada para a ++ + +++ -
comunidade (c)
Gestão estratégica (im) ++ - - ++
Interdisciplinaridade (c) ++ + +++ ++
Intersetorialidade (c) ++ + + ++
Metodologias ativas de ++ + +++ -
ensino-aprendizagem
(incluído o PBL) (im)
Multiprofissionalismo (c) +++ - + -
Pesquisa como instru- - +++ + -
mento de mudança (im)
Planejamento estratégico (im) ++ + - +++
Relações entre prática, ++ + + +++
educação médica e
estrutura social (c)
Responsabilidade social da + +++ + ++
escola (equidade, qualidade,
relevância, custo-efetividade)
(c)
(-) nenhuma importância; (+) pouca importância; (++) importância razoável; (+++) muita importância
168 169