Page 187 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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CONCLUSÕES
O objetivo principal do estudo realizado (1996-1997) foi contribuir
para uma melhor compreensão acerca das propostas de mudança na
educação médica, surgidas na América Latina nos anos iniciais da década
de 1990. Na abordagem do objeto-sujeito de estudo, compreendido pelas
quatro propostas – UNI, Changing, Network e Gestão de Qualidade –,
valeu-se de um referencial teórico e de um instrumental metodológico
construídos com base na medicina social latino-americana.
As propostas não eram desconhecidas para o movimento de
educação médica (SOBRAL, 1994), mas o entendimento a seu respeito
era geralmente fragmentado e superficial. Procurou-se obter uma melhor
compreensão de cada uma e de todas, de forma integrada, através da
busca da resposta às principais perguntas da pesquisa: O quê diferencia
as propostas? Quais são suas bases conceituais, estruturais e principais
estratégias? Quais são seus resultados? Enfim, vale a pena investir esforços
na mudança da educação médica?
Inicialmente, deve ser registrado que o aparecimento e a propagação
das propostas levou ao “povoamento” do mapa latino-americano, em
termos de novas iniciativas no campo da educação médica (Figura 23).
Isso não significa que o mapa tenha estado “despovoado” nas décadas
anteriores, pois, como se verificou, os processos institucionais de mudança
da educação médica dos anos 1990 têm raízes nos acontecimentos e nas
iniciativas ocorridas anteriormente.
A contextualização do campo do desenvolvimento de recursos
humanos frente às reformas do setor saúde, por um lado, e a recuperação
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